Ir para conteúdo principal Ir para menu principal Ir para menu do rodapé Ir para menu Categoria Ir para menu Arquivo
Logon

Viver Seguro no Trânsito

Nós estamos fazendo nossa parte. E você?
Início do conteúdo
  • Aproveite o Carnaval com alegria e responsabilidade!

    carnaval_groupon_inc

    Seja curtindo a folia ou aproveitando para descansar, o período do Carnaval exige uma atenção maior com a segurança. Se você vai pegar a estrada, não se esqueça de fazer uma revisão completa no veículo e planejar a viagem prevendo pontos de parada e descanso. Respeite sempre os limites de velocidade e use o cinto de segurança, mesmo que esteja no banco de trás.

    Outra recomendação importante: jamais dirija sob o efeito de bebidas alcoólicas. Além de configurar uma infração gravíssima, prevista no Código de Trânsito Brasileiro com multa de R$ 1.915,40, a combinação aumenta consideravelmente as chances de que você se envolva em um acidente. Além disso, não utilize o celular enquanto estiver ao volante. Aproveite o Carnaval com responsabilidade e não coloque a sua vida e a dos demais usuários das vias em perigo.

    De acordo com dados da Seguradora Líder-DPVAT, nos últimos anos, as ocorrências de acidentes envolvendo veículos automotores durante o Carnaval - no período entre sexta-feira até a quarta-feira de cinzas -, cujas indenizações foram solicitadas à Líder, tiveram um crescimento significativo, principalmente nos casos envolvendo motocicletas, que, de 2010 a 2015, cresceram 108%. Esses números ainda podem ser maiores, pois o prazo para o pedido de indenização é de até 3 anos a partir da data do acidente.

    A cobertura com maior crescimento de ocorrências é invalidez permanente, com 127% dos pagamentos e os dias da semana com maior incidência de sinistros são sábado e domingo, que nos últimos seis anos concentraram 40% das indenizações.

    Em todos os anos analisados, as faixas etárias de 18 a 34 anos foram as que mais estiveram envolvidas nos acidentes de trânsito, representando percentuais superiores a 51%. Os motoristas são as principais vítimas no período de Carnaval. Entre 2010 e 2015, houve um aumento de 134% de ocorrências para este tipo de vítima. Se considerarmos apenas o segmento de motos, o aumento é ainda maior, de 150%.

    Você é o responsável por sua própria segurança. Tome decisões conscientes e aproveite o Carnaval com alegria!