Ir para conteúdo principal Ir para menu principal Ir para menu do rodapé Ir para menu Categoria Ir para menu Arquivo
Logon

Viver Seguro no Trânsito

Nós estamos fazendo nossa parte. E você?
Início do conteúdo
  • Faça a sua parte e viaje seguro na Semana Santa!

    mTdBdf6

    Se você vai viajar para aproveitar o feriado da Semana Santa, não se esqueça: é item obrigatório levar a segurança a sério. Muitos acidentes de trânsito não aconteceriam se os condutores fossem mais prudentes e praticassem a direção defensiva. Excesso de velocidade, ultrapassagens perigosas, uso do celular ao volante e mistura entre álcool e direção são alguns exemplos de comportamentos que podem ser evitados para garantir uma viagem tranquila.

    Dados da Seguradora Líder-DPVAT apontam que nos últimos anos, as ocorrências de acidentes envolvendo veículos automotores no período da Semana Santa – entre quinta-feira e o domingo de Páscoa - tiveram um crescimento significativo, principalmente nos casos envolvendo motocicletas. De 2010 a 2015, o número de indenizações solicitadas à Seguradora referentes a essa categoria de veículos cresceu 90%, sendo que os casos de invalidez permanente, no mesmo período analisado, cresceram 126%. Esses números ainda podem aumentar pelo fato do prazo de pedido de indenização ser de até 3 anos.

    Além disso, no ano passado, as faixas etárias de 18 a 34 anos foram as que mais estiveram envolvidas nos acidentes de trânsito, representando 48% das ocorrências no período. Já os motoristas são as principais vítimas. De 2010 a 2015, houve um aumento de 113% de ocorrências envolvendo condutores.

    Em 2015, os homens estavam envolvidos em 76% dos acidentes no período da Semana Santa, contra 24% das mulheres. E os dias da semana que tiveram a maior incidência de morte foram o sábado e o domingo que, juntos, concentraram 55% das indenizações.

    Nos últimos seis anos, as regiões Nordeste e Sudeste foram as que apresentaram maior número de ocorrências de acidentes de trânsito com pedidos de indenização à Seguradora Líder-DPVAT. Estas regiões somadas representaram 60% das ocorrências da Semana Santa em 2015.

    Se cada um fizer a sua parte, a Semana Santa será de paz e tranquilidade nas estradas. Bom feriado!