Ir para conteúdo principal Ir para menu principal Ir para menu do rodapé Ir para menu Categoria Ir para menu Arquivo
Logon

Viver Seguro no Trânsito

Nós estamos fazendo nossa parte. E você?
Início do conteúdo
  • VLT começa a circular no Rio e oferece gratuidade nos primeiros 40 dias

    VLT

    A rede de Veículos Leve Sobre Trilhos (VLT), o mais novo, moderno e sustentável meio de transporte do Rio, começa a operar parcialmente no próximo dia 22, e oferecerá aos cariocas e visitantes gratuidade nos primeiros 40 dias de funcionamento.

    Na primeira semana, a circulação será somente nos dias úteis, com trajeto da Parada dos Museus até o Aeroporto Santos Dumont, do meio-dia às 15h e com meia hora de intervalo entre as viagens. Na segunda e terceira semanas, conforme divulgação feita pela Secretaria Municipal de Transportes,  o horário será ampliado com circulação das 11h às 15h.

    A linha só será toda aberta entre a Praia Formosa — na região da rodoviária — e o Santos Dumont em 1º de julho, com trens circulando das 9h às 17h, inclusive aos fins de semana. A partir de 1º de agosto, o funcionamento passará a ser das 6h à meia-noite. Durante a Olimpíada, que começa em 5 de agosto, a circulação será feita de forma integral com saída da Praia Formosa ao Santos Dumont.

    A meta da Prefeitura é que o VLT funcione 24 horas por dia nos sete dias da semana, transportando cerca de 300 mil pessoas diariamente ao longo dos 28 quilômetros de trilhos. O primeiro trecho tem 28 paradas, três estações, liga a Rodoviária Novo Rio ao Aeroporto Santos Dumont e deve entrar em operação em 1º de julho. O segundo trecho vai da Central do Brasil à Praça XV e será entregue no segundo semestre.

    Uma das novidades do VLT é a ausência de cobrador no trem. Os bilhetes eletrônicos são validados pelo próprio passageiro. A partir de 1º julho, a tarifa de R$ 3,80 começará a ser cobrada. Quem for pego sem pagar será multado em R$ 170.

    A circulação da nova rede no Centro implicará em mudanças nos sentidos de várias ruas do Centro, alterando também roteiros de 180 linhas de ônibus. No último fim de semana, foi liberada  a circulação de carros em duas faixas da Rio Branco.

    O VLT Carioca é um projeto da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e integra a Operação Urbana Porto Maravilha. Realmente é uma evolução em termos de mobilidade urbana. O trânsito agradece, o meio ambiente e os cariocas também. Só esperamos que a novidade siga sempre nos trihos da qualidade e da segurança

    Para mais informações sobre o VLT, como as estações e paradas, acesse o link http://www.vltcarioca.rio/