Ir para conteúdo principal Ir para menu principal Ir para menu do rodapé Ir para menu Categoria Ir para menu Arquivo
Logon

Viver Seguro no Trânsito

Nós estamos fazendo nossa parte. E você?
Início do conteúdo
  • Fiscalização aumenta rigor na punição a motoristas que não respeitam o espaço do ciclista

    ciclistas.jpg

    Os ciclistas estão ganhando cada vez mais espaço nas ruas do país e, com isso, apoio de políticas públicas voltadas para a segurança da locomoção das pessoas que utilizam a bicicleta. Mas poucas são as vezes que os motoristas se mantêm a uma distância segura, ou seja, a 1,5 metro de uma bike. Para evitar acidentes, a fiscalização no Rio Grande do Sul (RS) está mais rígida para quem desrespeita essa distância mínima do carro em relação ao ciclista, aplicando multa prevista em lei aos donos de automóveis, no valor de R$ 85,13 e com perda de quatro pontos na carteira de habilitação.

    A medida é uma das formas que as autoridades do estado encontraram para proteger a vida dos que adotaram a bicicleta como meio de transporte, por serem considerados vulneráveis no trânsito. Antes, órgãos fiscalizadores não aplicavam a multa e a anotação dos pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CHN), justificando a dificuldade de medição entre os dois veículos. Nos casos constatados, as infrações eram fundamentadas como falta de atenção na direção ou condução sem os cuidados necessários à segurança.

    A iniciativa pretende trabalhar de forma educativa, conscientizando motoristas sobre seus deveres e informando sobre o respeito aos direitos do ciclista. A distância prevista em lei é importante para que a pessoa que está pedalando possa desviar de buracos nas vias, conseguir recuperar o equilíbrio em determinados momentos e impedir que, ao calcular mal a distância, o retrovisor do carro esbarre na bicicleta e a derrube.

    O crescente número de ciclovias na cidade de São Paulo também já aumentou o rigor da fiscalização. Apenas em 2014, cerca de 25 mil autuações foram registradas no município por conta de diversas infrações que ferem os direitos de quem se locomove de bike, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego da cidade.

    Uma dica importante para os motoristas que acham difícil manter o espaço dos ciclistas é mudar de faixa na pista, sempre que possível, ou aguardar para fazer uma ultrapassagem segura e com velocidade reduzida.

    Proteja a vida do ciclista e colabore para um trânsito mais seguro!