Ir para conteúdo principal Ir para menu principal Ir para menu do rodapé Ir para menu Categoria Ir para menu Arquivo
Logon

Viver Seguro no Trânsito

Nós estamos fazendo nossa parte. E você?
Início do conteúdo
  • Invalidez Permanente preocupa e vira tema de mais um vídeo do nosso blog para a Semana do Trânsito

    600X500PX[13]

    O tema definido pelo CONTRAN, para a Semana Nacional de Trânsito deste ano é: "Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito - 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”.

    A meta da Década Mundial é reduzir a quantidade de mortes e lesões causadas por acidentes de trânsito em pelo menos 50% em relação a quantidade atual. Segundo a ONU, cerca de 1,3 bilhões de pessoas morreram nas ruas e estradas. Se nada for feito, em 2020 este número será de 1,9 bilhões de mortes.

    E se a quantidade de mortes já impressiona, o número de pessoas lesionadas é ainda mais chocante. No Brasil para cada 1 morte, gerada por acidente de trânsito, outras  20 pessoas ficam lesionadas.  O impacto social e econômico destes números é muito grande.

    Em 2015, das mais de 650 mil indenizações pagas pelo Seguro DPVAT, 79% foram por invalidez em caráter permanente.

    A ação do nosso Blog Viver Seguro no Trânsito deste ano pretende fazer com que as pessoas pensem no que acontecerá se nada for feito. Ou seja, o  que acontecerá se este número não parar de crescer?

    Usamos como exemplo um estacionamento. Hoje a lei determina que 2% das vagas devem ser destinadas a deficientes físicos. Mas se a quantidade de pessoas que ficam inválidas em acidentes de trânsito não parar de crescer, em breve este número terá que ser revisto. Foi querendo chamar a atenção para esse futuro preocupante, que criamos um estacionamento e filmamos as reações dos motoristas ao tentarem encontrar uma vaga. E você pode conferir o vídeo do nosso experimento aqui: