Ir para conteúdo principal Ir para menu principal Ir para menu do rodapé Ir para menu Categoria Ir para menu Arquivo
Logon

Viver Seguro no Trânsito

Nós estamos fazendo nossa parte. E você?
Início do conteúdo
  • Comemore o Dia do Idoso com consciência e atenção!

    Idoso

    Paciência e mais calma para circular pelas ruas, principalmente para quem já alcançou a terceira idade. No próximo sábado (01), o Dia do Idoso é comemorado como forma de conscientizar sobre o respeito que a sociedade deve ter com pessoas dessa faixa etária e ressaltar, também, o Estatuto do Idoso, criado na mesma data da celebração. Esse cuidado a mais tem uma razão: em 2015, os brasileiros com mais de 60 anos já correspondiam a 12,5% da população.

    A idade não é e nem deve ser impedimento para que continuemos ativos e produtivos, não devendo ser encarada como um fator de dificuldade para se locomover e levar uma vida plena. Apesar disso, a idade exige maior atenção tanto dos pedestres como de condutores, principalmente porque, segundo a Organização Mundial da Saúde, até 2050 a população brasileira acima de 60 anos triplicará, enquanto, no mundo, ela dobrará.

    Os números revelam uma preocupação com a condição dos idosos enquanto pedestres e condutores, já que, mesmo sem representar as maiores indenizações do Seguro DPVAT, 20 mil pagamentos (4%) foram feitos em 2015 para pessoas de 65 anos ou mais. No mesmo período, foram pagos pelo DPVAT cerca de 4 mil indenizações (11%) para essa faixa etária em casos de morte.

    Para evitar mais vítimas no trânsito, é preciso ir além da conscientização e pensar em formas de atender a essa parcela de brasileiros, levando em conta a infraestrutura das cidades. Além disso, toda a população precisa fazer sua parte para transformar as ruas em locais mais humanos e respeitosos, principalmente com pessoas de idade.

    Se você é idoso, procure atravessar na faixa e aguardar o sinal fechar para os veículos e, ao andar na calçada, evite ficar perto do meio fio para, em caso de mal-estar ou tropeço, você esteja longe da via. Outra medida importante é nunca desembarcar do carro no meio da rua, além disso, procure usar sapatos adequados para transitar e tome cuidado com buracos e troncos de árvore para não sofrer uma queda.

    Mas se você for o motorista, a primeira medida é avaliar se audição, visão e condições motoras estão boas para continuar à frente do volante. São atitudes simples como essas que garantem maior segurança ao se movimentar pela sua cidade sem sofrer acidentes.

    Nós, do blog Viver Seguro no Trânsito, desejamos a todas as pessoas da melhor idade um dia repleto de prudência e segurança!