Ir para conteúdo principal Ir para menu principal Ir para menu do rodapé Ir para menu Categoria Ir para menu Arquivo
Logon

Viver Seguro no Trânsito

Nós estamos fazendo nossa parte. E você?
Início do conteúdo
  • Aproveite o Dia das Crianças para estimular a educação no trânsito

    cadeirinhaO próximo dia 12 vai ser de muita diversão com as comemorações do Dia das Crianças! Além das brincadeiras, os pais podem aproveitar o momento para trabalhar com os pequenos temas relacionados à educação e à segurança no trânsito. A preocupação pode parecer irrelevante para crianças e adolescentes, mas dados da Organização Mundial da Saúde mostram que o Brasil está entre os 15 países com maior número de letalidade infantil por conta de acidentes dessa natureza.

    Só no primeiro semestre deste ano, o Seguro DPVAT indenizou mais de quatro mil pessoas  por causa de acidentes envolvendo pedestres e passageiros de 0 a 14 anos, o que representa 2,3% do total dos pagamentos. Dentro dessa faixa etária, 81% das vítimas ficaram com sequelas permanentes e outros 10% morreram em acidentes. E os automóveis foram os veículos com maior ocorrência fatal, com 61%.

    Com tantas estatísticas tristes, vale a reflexão sobre como estamos construindo um futuro de paz no trânsito. A transformação e o respeito pelo próximo podem ser estimulados de diversas maneiras, inclusive de forma lúdica, com a participação da escola, por exemplo, ensinando para crianças e adolescentes as regras de trânsito. O compartilhamento de informações em casa e de dicas para segurança dos pequenos e dos condutores também são muito importantes para o desenvolvimento da conscientização.

    Além disso, certifique-se de que crianças menores de 10 anos estão atravessando a rua acompanhadas de responsáveis e mostre, também, como elas devem se comportar de forma correta e sem riscos quando estiverem fora de casa. As brincadeiras são outro ponto de atenção: rua não combina com diversão, principalmente com jogos relacionados à bola, bicicleta, skate e patins. Estacionamentos e entradas de garagem, que não são uma opção segura, podem ser substituídos por parques e ciclovias como locais de brincadeira.

    Ser exemplo e apontar atitudes corretas também é uma boa forma de ensinar que seguir às regras é sinônimo de maior segurança. Usar obrigatoriamente a cadeirinha para menores de sete anos, não circular com crianças com menos de 10 anos no banco da frente de carros e não permitir menores de sete anos no carona de motocicletas são iniciativas importantes e previstas na legislação para reduzir o número de mortes em decorrência de acidentes com veículos.

    Aproveite o Dia das Crianças para ensinar que responsabilidade no trânsito é um dever de todos. Parabéns a esses pequenos que farão o futuro mais consciente e seguro!