Ir para conteúdo principal Ir para menu principal Ir para menu do rodapé Ir para menu Categoria Ir para menu Arquivo
Logon

Viver Seguro no Trânsito

Nós estamos fazendo nossa parte. E você?
Início do conteúdo
  • Urgente é a vida! O resto pode esperar...

    São Paulo - Brasil - Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas Consumo de álcool associado à direção reduz 45% Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

    Em 2015 o Seguro DPVAT pagou mais de 650 mil indenizações e destas 79% por invalidez permanente. As mortes no trânsito fazem sangrar os corações de familiares de mais de 40 mil pessoas por ano e centenas de milhares sofrem as consequências da invalidez permanente.

    Os familiares de vítimas de trânsito tem muita dificuldade em superar a dor da perda de um ente querido. O que é absolutamente compreensível mas há quem transforme o luto em luta.  Essa é a história de Régis e Diza Gonzaga após a perda de seu filho Thiago. Ele havia completado 18 anos uma semana antes da madrugada de 20 de maio de 1995, quando, ao voltar de uma festa, o carro em que estava de carona chocou-se contra um contêiner colocado irregularmente em uma avenida da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Um ano depois, o casal fundava a Fundação Thiago Gonzaga em 13 de maio de 1996.

    A partir do sofrimento da perda, os pais de Thiago decidiram que deveriam surgir ações de prevenção para que esses fatos não se repetissem. Assim nasceu a Fundação e o Vida Urgente, que têm como missão preservar e valorizar a vida, desenvolvendo programas educativos, culturais e informativos direcionados a crianças, adolescentes, jovens e adultos com o intuito de desenvolver a humanização no trânsito.

    Hoje o Vida Urgente encontra ressonância nas famílias, escolas, empresas, órgãos públicos, enfim; em toda a comunidade gaúcha, com reflexos operativos em outros estados brasileiros e, também, em outros países.

    Há poucos dias estivemos em Porto Alegre com Diza que nos mostrava com muito orgulho todas as ações desenvolvidas pela Fundação e a nova campanha dos 20 Anos do Vida Urgente.

    A peça principal é um vídeo intitulado “Carona de Pai”, onde jovens que saem de uma balada, naturalmente sob efeito de bebida alcoólica, conseguem uma carona com pais que apoiam o Vida Urgente. Na viagem conversam sobre o hábito de beber e dirigir. Alguns admitem que dirigem eventualmente sob efeito de álcool. Uma jovem chega a dizer que dirige melhor após a terceira cerveja. No final da carona, chegando ao destino, o motorista revela que perdeu um filhou ou filha em acidente numa carona mortal. Naturalmente que os jovens ficam desconcertados e , no final da viagem, abraçam emocionados os pais que perderam seus filhos em acidentes mas fazem questão de ajudar outros jovens a preservarem as próprias vidas. São pais que ajudam a evitar que outros pais passem pelo mesmo sofrimento.

    Não há como não se emocionar com o vídeo “Carona de Pai”. Vejam abaixo:

    Formado em Direito e Economia, coordena o programa de segurança nas estradas SOS Estradas e edita o site www.estradas.com.br, onde é possível acompanhar os temas dos seus artigos também em arquivos de áudio, disponíveis para download.