Ir para conteúdo principal Ir para menu principal Ir para menu do rodapé Ir para menu Categoria Ir para menu Arquivo
Logon

Viver Seguro no Trânsito

Nós estamos fazendo nossa parte. E você?
Início do conteúdo
  • Ruas brasileiras registram um acidente a cada 57 segundos e uma morte a cada 11 minutos

    Foto: Renato Araújo/Agência Brasil Foto: Renato Araújo/Agência Brasil

    O que você consegue fazer em menos de um minuto? Esse tempo parece curto para realizar qualquer atividade, mas é suficiente para causar danos irreversíveis para muitos brasileiros: a cada 57 segundos, um acidente de trânsito acontece nas ruas do país, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. E esse pequeno período impacta diretamente no número de mortes no Brasil ligadas a essa natureza, com registro de um óbito a cada 11 minutos e 21 segundos, segundo projeção feita pelo Instituto Avante Brasil com base em dados do Ministério da Saúde.

    Com tantas vítimas, as ruas, estradas e avenidas do Brasil figuram no quinto lugar do ranking da OMS sobre os países com trânsito mais violento. Os dados assustam e servem como um alerta para que autoridades e população se unam em prol da vida, trabalhando para a prevenção, educação e conscientização de condutores e pedestres, além de maior fiscalização e segurança nas vias do país.

    Acidentes podem ser evitados e o seu papel para essa mudança acontecer é fundamental! Além de contribuir para um trânsito mais seguro, os resultados, com a participação de todos, trazem outros benefícios importantes para ajudar a recuperar outras vidas, como o uso de menos leitos em hospitais que poderiam ser destinados a pessoas com outros problemas inevitáveis.

    Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), morrem por ano mais de 1,25 milhão de pessoas em acidentes de trânsito. Tanto que existe o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, que acontece no terceiro domingo do mês de novembro. Aproveitamos a data para alertar para essa triste realidade. No ano passado, nossa campanha para a data teve o objetivo de valorizar a vida e sinalizar para os riscos de misturar álcool, celular, velocidade e direção. Lançamos um vídeo com mensagens escritas em fontes tipográficas inspiradas em acidentes reais com histórias tristes de pessoas que perderam a vida. Veja nosso vídeo!