Ir para conteúdo principal Ir para menu principal Ir para menu do rodapé Ir para menu Categoria Ir para menu Arquivo
Logon

Viver Seguro no Trânsito

Nós estamos fazendo nossa parte. E você?
Início do conteúdo
  • Empresas adotam sistema sustentável de entrega com bicicletas

    Foto: Anneli Salo/Wikimedia Commons Foto: Anneli Salo/Wikimedia Commons

    A bicicleta está se tornando uma realidade cada vez mais presente nos grandes centros urbanos do Brasil. Seja para fugir do caos do trânsito ou se locomover de forma sustentável, a “magrela” também se transformou em negócio e tem conquistado o mercado de entregas de produtos no mundo e em cidades brasileiras, como Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

    A inspiração para a atividade vem de Nova York, nos Estados Unidos, com os conhecidos bike messengers, que fazem entregas de documentos e produtos pela cidade. No Rio de Janeiro, a iniciativa Ciclo Courier surgiu prometendo eficiência, agilidade e baixos custos aos clientes que querem se comprometer com a sustentabilidade.

    No Brasil, a empresa EcoBike Courier revolucionou o mercado de logística e começou a oferecer em 2011 o serviço para a capital paranaense. E a aposta deu certo: atualmente, a atividade conta com 30 profissionais pelas ruas do município e conseguiu expandir para outras seis cidades do país, conquistando mais de 100 clientes.

    Atendendo farmácias, hospitais, empresas de cosméticos e saúde com serviços fixos e esporádicos, campanhas e delivery, a iniciativa já conseguiu evitar a emissão de mais de 17 toneladas de gás carbônico desde que chegou ao mercado. Empresas como Panvel, uma das farmácias pioneiras no assunto, TNT e HCor são algumas que incorporaram o serviço de logística consciente.

    Além da preocupação com o meio ambiente, o negócio é uma forma de companhias mostrarem e apoiarem o engajamento real com a causa verde, investindo em alternativas não poluentes.