Ir para conteúdo principal Ir para menu principal Ir para menu do rodapé Ir para menu Categoria Ir para menu Arquivo
Logon

Viver Seguro no Trânsito

Nós estamos fazendo nossa parte. E você?
Início do conteúdo
  • Planeje sua viagem de férias para garantir mais tranquilidade

    Foto: Zé Carlos Barretta/Flickr

    A viagem de férias é um dos momentos mais esperados do ano por muitas famílias. Seja para visitar parentes, para descansar no campo ou na praia, o importante é recarregar as energias gastas durante todo o ano que passou. Mas como o mês de janeiro é bastante movimentado, com congestionamentos nas estradas, alguns cuidados são importantes para garantir um passeio seguro.

    O primeiro passo é planejar a sua viagem. Não deixe de fazer uma revisão no carro e esteja preparado para lidar com as condições adversas, como o grande fluxo de veículos nas estradas, as chuvas inesperadas de verão e os imprevistos que necessitem de tranquilidade para serem resolvidos. Viajar durante o dia, quando a visibilidade é maior, e não deixar o estresse estragar a viagem, não aceitando provocações que possam surgir, também são dicas importantes para evitar problemas.

    O Detran, por exemplo, realiza campanhas educacionais em diferentes estados, em determinadas épocas do ano, com o intuito de alertar os condutores sobre a importância do cinto de segurança, evitar o consumo de bebidas alcoólicas quando for dirigir, respeitar a sinalização e os limites de velocidade, além de lembrá-los de ligar os faróis baixos nas rodovias, como exige a nova lei de trânsito.

    Junto com a intensificação do trânsito, aumentam também os riscos e os perigos nas estradas. Por isso, a atenção e a segurança, inclusive das crianças, são essenciais. Segundo estimativas, cerca de 90% das mortes infantis no trânsito poderiam ser evitadas com a utilização dos itens de segurança apropriados.

    O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que, desde a saída da maternidade, os recém-nascidos já devem ser acomodados em cadeirinha específicas, que garantem muito mais segurança do que o colo dos adultos. É importante verificar se a cadeirinha escolhida tem o selo de certificação do Inmetro e se a idade e o peso da criança estão alinhados com a escolha do assento infantil. Nunca leve os pequenos no banco da frente ou soltos no carro.

    Agora que você já conferiu algumas orientações sobre viagem de carro nas férias, arrume as malas e pé na estrada!