Ir para conteúdo principal Ir para menu principal Ir para menu do rodapé Ir para menu Categoria Ir para menu Arquivo
Logon

Viver Seguro no Trânsito

Nós estamos fazendo nossa parte. E você?
Início do conteúdo
  • Pé na estrada com segurança: começa amanhã o primeiro feriadão do ano

    O primeiro feriado do ano para os cariocas é amanhã, sexta-feira (20), dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, e muitas famílias aproveitam os dias de folga para viajar. Paraty, Búzios, Angra dos Reis, Cabo Frio e Teresópolis são alguns dos destinos mais frequentados pelos cariocas nesses feriadões. Mas, de acordo com a Somar Meteorologia, a previsão é de que o feriado prolongado seja com predominância de tempo nublado no litoral e chuva a qualquer hora do dia.

    Essa informação pode ser considerada um alerta para quem vai pegar estrada, pois a chuva pode se tornar uma condição de risco para quem está viajando – e mais um motivo para que os motoristas tenham atenção total à segurança no trânsito, seguindo todas as orientações que garantem mais tranquilidade no trajeto.

    Segundo dados da Seguradora Líder-DPVAT, a ida e o retorno do feriadão são os dias em que mais acidentes são registrados. Pesquisas indicaram que a quantidade de acidentes na viagem de ida para o destino cresceu 900%, entre 2000 e 2011. Já na volta para casa, o número de acidentes cresceu 367%. Comparando os dias do feriado com os demais dias do mês de janeiro de 2011, o dia da ida representa 20% a mais de ocorrências do que a média das quintas-feiras comuns do período, enquanto a volta representa 17% a mais da quantidade de ocorrências em relação à média dos demais domingos do mês.

    Veja algumas dicas que ajudam na segurança de todos na estrada:

    - Checar itens mecânicos antes de pegar o carro, como o nível do óleo, calibragem de pneus, funcionamento dos faróis, entre outros. Verifique se o“macaco” está em dia e leve um kit com ferramentas, incluindo uma lanterna.

    - Prepare-se psicologicamente para a jornada, sabendo que poderá enfrentar congestionamento e, até mesmo, condições adversas do tempo, típicas do verão, como temporais.

    - Em condições de chuva ou neblina, o motorista deve diminuir a velocidade e manter o farol baixo ligado. As faixas da estrada são bons guias nessas situações. Não acione o pisca alerta – isso só deve ser feito em caso de acidente à sua frente.

    - Use o cinto de segurança, pois ele é indispensável para proteger os ocupantes do veículo em caso de acidente.

    - É obrigatório transportar crianças até sete anos e meio em cadeirinha ou dispositivo equivalente à idade/altura (bebê-conforto, assento de elevação).

    - Fique atento nas ultrapassagens. O ideal é o condutor se distanciar do veículo que está à frente, assim o motorista amplia o seu campo de visão, principalmente da pista contrária, e, no momento da ultrapassagem, poderá acelerar na sua faixa por mais tempo, para ficar o mínimo possível na contramão.

    - De acordo com a Polícia Militar, “o uso do acostamento é exclusivo para emergências, que podem ser do carro, do motorista ou de algum ocupante”. Também é permitido parar no acostamento para ajudar alguém.