Ir para conteúdo principal Ir para menu principal Ir para menu do rodapé Ir para menu Categoria Ir para menu Arquivo
Logon

Viver Seguro no Trânsito

Nós estamos fazendo nossa parte. E você?
Início do conteúdo
  • Por que 1º de maio é o Dia do Trabalhador?

    Sabemos que todo dia é dia do trabalhador, de todo aquele que pega no batente e contribui para o desenvolvimento da economia do país e para o sustento de sua família. Mas em 1º de maio existe o reconhecimento oficial aos trabalhadores em vários países do mundo. Por falar nisso, você sabe qual é a real história dessa data?

    O feriado foi criado como homenagem aos trabalhadores que lutaram por condições dignas de emprego há mais de cem anos. Para você entender melhor, vamos fazer uma viagem no tempo para o ano de 1886. Naquele ano, mais de 1 milhão de trabalhadores saíram para protestar nas ruas de Chicago, nos Estados Unidos, contra medidas como a obrigação de trabalhar mais de 14 horas por dia, por exemplo. E justamente o evento que contribuiu com a adequação da carga horária de trabalho diário para oito horas foi realizado no dia 1° de maio daquele ano. Percebeu? Não é à toa que o dia do trabalhador é comemorado nessa data.

    No Brasil, o ex-presidente Getúlio Vargas utilizou a data para anunciar o novo salário mínimo, em 1940, e criar a Justiça do Trabalho, em 1941. Até então marcado por protestos, o feriado passou a ser celebrado.

    O Blog Viver Seguro no Trânsito deseja a todos os trabalhadores um feliz Dia do Trabalhador!