Ir para conteúdo principal Ir para menu principal Ir para menu do rodapé Ir para menu Categoria Ir para menu Arquivo
Logon

Viver Seguro no Trânsito

Nós estamos fazendo nossa parte. E você?
Início do conteúdo
  • Quer ajudar a melhorar o trânsito? Conheça a carona solidária

    Complete a frase: um é pouco, dois é bom e três é... Se a sua resposta for “melhor ainda”, você já pode se considerar no clima do Dia Nacional da Carona Solidária. Comemorada no próximo domingo (28), a data é um convite para motoristas dividirem o espaço no carro com outras pessoas, evitando, dessa forma, as longas filas no trânsito. A iniciativa também ajuda na conservação do meio ambiente e, de quebra, contribui para a redução dos gastos do motorista e dos caronas, que podem ratear o combustível e o pedágio, se for o caso.

    Desde 2008 no Brasil, o movimento foi criado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Estado de São Paulo justamente para diminuir os congestionamentos nas ruas e melhorar a qualidade do ar – o que facilitaria muito a vida das pessoas, levando em consideração que todos os dias novos carros passam a circular nas estradas. Nesse contexto, se todos praticassem a ideia, uma frota de 50 milhões de carros seria capaz de transportar simultaneamente os mais de 200 milhões de brasileiros diariamente. Legal, né?

    Para entrar na onda da carona solidária, separamos sugestões de aplicativos que ajudam os companheiros de viagem de maneira prática e segura. Confira!

    Zasnu

    Utilizando o GPS do telefone para identificar os veículos que estão próximos, o Zasnu funciona de maneira muito semelhante ao de aplicativos de táxi. Basta tocar em “pedir carona” para um carro, perto de você, ser avisado da solicitação.

    BeepMe

    Feito sob medida para quem acha a ideia da carona solidária genial, o BeepMe vai além, pois aproxima pessoas que querem compartilhar viagens e ainda cria grupos de carona.

    TipCar

    Não são apenas os aplicativos que têm surfado na onda da carona colaborativa. O TipCar é uma rede que une pessoas que querem carona com quem deseja dividir os gastos da viagem. Para facilitar ainda mais a vida dos usuários, a rede traça rotas semelhantes.

    Lembrando que os aplicativos Zasnu e BeepMe estão disponíveis de graça para Android e IOS.

    E você, gostou da ideia? Vai aderir à carona solidária? Não se esqueça de compartilhar com a gente aqui, nos comentários, como foi a sua experiência.