Ir para conteúdo principal Ir para menu principal Ir para menu do rodapé Ir para menu Categoria Ir para menu Arquivo
Logon

Viver Seguro no Trânsito

Nós estamos fazendo nossa parte. E você?
Início do conteúdo
  • A evolução do Seguro DPVAT ao longo dos anos

    Você sabia que nem sempre o Seguro DPVAT foi do jeito que o conhecemos hoje? É isso mesmo! Desde sua criação, em 1974, ele passou por uma série de aperfeiçoamentos para que pudesse ser o que é hoje: um seguro abrangente, social, de ampla cobertura e que contempla o pagamento de indenizações a qualquer pessoa acidentada no trânsito, independente de culpa.

    Bem no comecinho, as condições para que a vítima de trânsito pudesse ter acesso ao benefício eram bem diferentes. Para receber o seguro, o beneficiário, se fosse pedestre, tinha que identificar a seguradora contratada pelo motorista causador do acidente para conseguir a indenização. Imagina a trabalheira que dava!

    Uma outra curiosidade é que, até 1986, era adotado um modelo de livre escolha, com a venda de seguros sendo intermediada por corretoras. Devido ao grande nível de inadimplência, o que comprometia a finalidade social e o caráter universal do Seguro DPVAT, esse modelo não teve muito sucesso. Além disso, como os proprietários tinham a possibilidade de escolher por qual seguradora iriam contratar o seguro, as campanhas de arrecadação simplesmente não existiam. Dessa forma, menos recursos eram destinados para a área de saúde e educação no trânsito, já que 45% do que é pago hoje pelo proprietário de veículo na contratação do Seguro vai direto para o Sistema Único de Saúde, o SUS, e 5% vai para o DENATRAN.

    Somente em 2007 o formato de consórcio que existe até os dias de hoje começou a funcionar, com a Seguradora Líder centralizando as operações administrativas e judiciais do Seguro DPVAT. Essa novidade permitiu mais unidade à gestão do Seguro e agilidade no atendimento à população.

    Hoje, quando um acidente de trânsito acontece, sabemos exatamente a quem procurar para pedir a indenização. São mais de 8 mil pontos oficiais de atendimento em todos os municípios brasileiros, que incluem corretores parceiros, seguradoras, Correios e PROCONs. Tudo isso para assegurar que o benefício chegue para quem precisa dele de fato. Que alívio!

    Se precisar acionar o Seguro DPVAT, clique aqui para ver a lista de postos e documentos necessários. Em caso de dúvidas, você pode falar com a gente por aqui ou acessar as outras redes sociais da Seguradora Líder. ;)

    Facebook –https://www.facebook.com/DPVAToficial/Twitter -https://twitter.com/DPVAToficialInstagram -https://www.instagram.com/dpvat_oficial/