Ir para conteúdo principal Ir para menu principal Ir para menu do rodapé Ir para menu Categoria Ir para menu Arquivo
Logon

Viver Seguro no Trânsito

Nós estamos fazendo nossa parte. E você?
Início do conteúdo
  • Dirigir e fumar, nem pensar

    ​Hoje, dia 17 de novembro, é o Dia Mundial do Não Fumante, data criada com o objetivo de sensibilizar a população sobre os fatores de risco associados ao consumo de tabaco e ampliar o debate sobre as formas mais eficazes para deixar este hábito. É um dia de reflexão, que também pode se transformar numa oportunidade de ação: que tal aproveitar esta data para cortar o cigarro de vez da sua vida? 🙂

    Você sabia que o número de mortes relacionadas ao tabagismo no Brasil é de 156 mil ao ano?

    Segundo estudo realizado pela Fiocruz, em 2015, o Brasil registrou 478 mil infartos e internações devido a doenças cardíacas e 378 mil de doenças pulmonares provocadas pelo cigarro. Muita coisa, não é pessoal? L Os dados também reforçam que o tabaco é responsável pela perda econômica de R$ 56,9 bilhões ao ano, devido ao custo do tratamento das doenças relacionadas ao fumo e a queda de produtividade dos trabalhadores fumantes, que adoecem bastante cedo.

    Isso mesmo: é proibido dirigir fumando

    Além dos malefícios que o tabagismo pode causar na sua saúde, a prática de fumar e dirigir, que parece comum e inofensiva, é proibida! Muitas pessoas não sabem, mas para fumar dentro do veículo é preciso pará-lo, pois dirigir sem uma das mãos é considerado infração. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é necessário manter as duas mãos sempre ao volante, assim como não é permitido dirigir com o braço para fora do veículo. Ambas as ações são infrações médias que podem acarretar na perda de quatro pontos na carteira, além de multa de R$ 130,16 para o motorista. Outro fator alarmante é que o cigarro aumenta o risco de incêndio, que pode ser originado por queimaduras no estofado.

    Se quiser fumar, pare o veículo em um local seguro

    Que tal esperar chegar ao destino para fumar? Assim, você preserva a sua vida e de muitas pessoas, evitando acidentes. Se sentir vontade, procure um lugar seguro para dar aquela paradinha e fumar. O recadinho importante que a gente quer passar para você é: não fume enquanto estiver dirigindo, viu?

    Se você está tentando deixar o hábito ou conhece alguém nessa mesma situação, o INCA disponibiliza uma cartilha explicativa online super bacana para te ajudar nesse processo. Para conferi-la, é só clicar aqui. 😉

    Comemore também o Dia dos Não Fumantes e comece hoje mesmo a ter práticas mais saudáveis para a sua vida!