Ir para conteúdo principal Ir para menu principal Ir para menu do rodapé Ir para menu Categoria Ir para menu Arquivo
Logon

Viver Seguro no Trânsito

Nós estamos fazendo nossa parte. E você?
Início do conteúdo
  • Desenvolvimento urbano sustentável: solução para o trânsito

    cidades-sustentaveis.png

    Encontrar soluções para a crise da mobilidade urbana é um dos principais desafios do poder público nos dias de hoje, não é mesmo? Diariamente, a população enfrenta horas de deslocamento devido ao trânsito. A cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, já enfrenta três horários de pico todos os dias, segundo uma pesquisa feita pela Secretaria Estadual de Transporte. Além da manhã e do fim do dia, os cariocas também passaram a enfrentar o horário do rush no trânsito também ao meio-dia, período de almoço e de saída e entrada das escolas.

    Uma possível explicação para esse fato é que o uso do transporte individual aumentou. O carro, que antes era utilizado por 25,8% da população, passou a ser opção para 28,5%. Já o transporte coletivo, que era a alternativa para 74,2% das pessoas, teve queda e passou a ser opção para 71,5%.

    Além disso, quando questionados pelo IBOPE, a maioria dos moradores de São Paulo (80%) que utilizam o automóvel em seus deslocamentos diários indicaram que deixariam de utilizar o carro se tivessem uma "melhor alternativa de transporte".

    Em termos práticos, um automóvel ocupa oito vezes mais espaço para transportar uma pessoa do qualquer outro modal. Por isso, a WRI Cidades Sustentáveis, uma organização que atua em soluções para desenvolvimento urbano inclusivo e sustentável, acredita que a saída para garantir a eficiência da mobilidade urbana é a diversificação. É fundamental, ainda, o incentivo ao transporte ativo – a pé e bicicleta – para que todos de fato ocupem seus espaços na cidade e saiam do uso privado através do transporte coletivo.

    Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas que todo mundo pode adotar. Confira! ;)

    - Caso sua cidade conte com ciclovias, que tal optar pelo transporte em duas rodas?

    - Para trajetos mais curtos, uma caminhada, além de mais saudável, contribui bastante com o trânsito.

    - Vai de carro? Ofereça carona para quem trabalha com você ou para seus vizinhos e contribua para a diminuição do número de carros nas ruas.

    - Se você entra no trabalho em um horário de rush, que tal sair alguns minutos mais cedo e evitar circular em horários mais movimentados?

    Ideias e propostas existem e diferentes investimentos podem ser feitos nas cidades a fim de contribuir com a mobilidade. Melhorias nas ciclovias, diversidade e qualidade de modais disponíveis nos grandes centros urbanos estão entre as iniciativas que podem aumentar a qualidade de vida da população. Enquanto isso, cada um de nós pode ajudar o planeta evitando usar o carro e substituindo nossos hábitos por atitudes mais saudáveis e sustentáveis.

    E você, como vai para o trabalho, por exemplo? Compartilhe com a gente as suas experiências. ;)