Ir para conteúdo principal Ir para menu principal Ir para menu do rodapé Ir para menu Categoria Ir para menu Arquivo
Logon

Viver Seguro no Trânsito

Nós estamos fazendo nossa parte. E você?
Início do conteúdo
  • Enfrente seu medo de dirigir

    Você tem medo de dirigir ou conhece alguém que tenha? Então, fique ligadinho no nosso post. Por ser um ato complexo e que envolve diversas competências cognitivas, além de habilidades e atitudes, dirigir requer do motorista um nível considerável de maturidade emocional e capacidade intelectual, as quais lhe permitam interpretar estímulos e reagir estrategicamente enquanto conduz seu veículo. Sabe o que isso quer dizer? É bem simples: que as barreiras do medo devem ser transpassadas para que a pessoa se sinta confortável e pronta para dirigir.

    Inerente a todo ser humano, o medo não é de todo ruim, sabia? Através dele, o indivíduo passa a ter mais cautela e cuidado. O medo se torna um problema quando paralisa uma pessoa, tornando-se, então, patológico e necessitando, dessa forma, de um tratamento especial. Mas não é para desanimar, viu? Qualquer pessoa pode ser capaz de desenvolver bem sua habilidade de conduzir um veículo, se aperfeiçoando através da prática.

    Confira algumas dicas que separamos para você enfrentar o medo de dirigir:

    Não pense muito. Se você tem medo de dirigir, certamente vai pensar muito antes de tomar a decisão de enfrentar o medo. Por isso, é importante apenas se sentir determinado e tomar a atitude. Desvie dos pensamentos negativos e catastróficos para que assim você não se boicote.

    Se for a primeira vez que você decide iniciar o processo de aprendizagem, procure cercar-se de pessoas que te apoiem, te incentivem e que te ajudem a superar seus medos. Pessoas que nos fazem sentir bem são propulsoras e coadjuvantes do nosso sucesso. ;)

    Seja resiliente e não desista fácil. Se errar, continue tentando, pois somente através do erro que você aprenderá e se aperfeiçoará.

    Acredite em você! Como você pode acreditar que vai falhar se você tem toda capacidade possível para lidar com essa nova situação? E mesmo se não conseguir de primeira, poderá tentar outra vez e tentar quantas vezes for necessário, até sentir-se seguro. ;)

    Aprenda a superar os pensamentos sabotadores! Se ainda bater aquela dúvida, tenha em mente todos os benefícios que você mesmo terá em dirigir. Faça uma lista de vantagens:

    - Autonomia;

    - Possibilidade de realizar viagens e passeios;

    - Liberdade, em poder sair quando e como quiser;

    -Qualidade de vida;

    - Possibilidade de concorrer a cargos ou concursos que exijam ou necessitem de CNH.

    Se mesmo assim você estiver com dificuldade de enfrentar seus medos, busque ajuda profissional! Existem psicólogos especializados que te ajudarão a trabalhar a questão. Outra dica é mudar de autoescola, às vezes um novo professor ou instituição proporcionará uma nova experiência, com resultados positivos. Tenha perto de você pessoas queridas, que queiram seu bem e te ajudem a passar por esse desafio.

    Conhece alguém que já passou por isso? É você mesmo? Comenta aqui embaixo para a gente. ;)