Ir para conteúdo principal Ir para menu principal Ir para menu do rodapé Ir para menu Categoria Ir para menu Arquivo
Logon

Viver Seguro no Trânsito

Nós estamos fazendo nossa parte. E você?
Início do conteúdo
  • 453 anos do Rio de Janeiro: embarque numa viagem sobre a história da cidade

    riodejaneiro-aniversario.png

    Verdade seja dita: quem conhece o Rio de Janeiro se encanta, seja pelos pontos turísticos, como o Cristo Redentor, o Maracanã e o Pão de Açúcar ou pelas belezas naturais. Hoje, a Cidade Maravilhosa completa 453 anos e com certeza ela continua linda e merece os nossos parabéns, mas sabemos que nem tudo é perfeito. Nesse 1º de Março queremos te convidar para embarcar numa viagem sobre curiosidades do trânsito carioca e o protagonismo da cidade no transporte urbano. Partiu? \o/

    Local da lei de trânsito mais antiga do país

    Olha que bacana: a lei de trânsito mais antiga de que se tem notícia foi feita em território carioca. No dia 27 de maio de 1853, no reinado de D. Pedro II, foram aprovadas algumas leis da Câmara Municipal da Corte sobre o tráfego de carros, seges (carruagens altas de duas rodas), tílburis (carros de duas rodas e dois assentos, sem boleia, com capota e puxado por um só animal) e outros veículos. Neste dia, também foi instaurada a primeira inspetoria de veículos no Brasil.

    A única linha urbana de bondes do Brasil

    Uma das coisas mais legais é que a cidade ajuda a contar a história dos bondes no Brasil, galera. Além do primeiro bonde elétrico da América do Sul ter surgido no Rio de Janeiro, a cidade possui a única linha urbana remanescente de bondes no Brasil, que circula em Santa Teresa e, durante seu trajeto, passa por cima do “aqueoduto”, também conhecido como Arcos da Lapa. Fica a dica: é um passeio imperdível! ;)

    O primeiro ônibus a gasolina do Brasil

    Em 1908, foi introduzido o primeiro serviço regular de ônibus a gasolina no Brasil, em comemoração aos 100 anos da abertura dos portos por D. João VI. A linha de auto-ônibus circulava ao longo da então Avenida Central (hoje Avenida Rio Branco), no coração da cidade, até o local onde estava acontecendo a exposição comemorativa. =)

    Endereço do primeiro acidente de carro brasileiro

    O primeiro acidente do Brasil aconteceu em 1897, 28 anos depois do primeiro acidente de trânsito do mundo, no Rio de Janeiro. E quer saber de mais uma curiosidade? Envolveu duas figuras históricas, o poeta Olavo Bilac e o jornalista José do Patrocínio, famoso ativista a favor da abolição da escravatura. Os dois eram amigos e, durante um passeio no Alto da Boa Vista, Zona Norte da cidade, Patrocínio estava ensinando Bilac a dirigir, quando bateu o carro na primeira árvore que passou pelo caminho, a 4 km/h. Ambos saíram ilesos. Ufa!

    Terceiro pior trânsito entre 146 cidades

    De acordo com pesquisa realizada pela empresa holandesa de tecnologia de transporte TomTom, o Rio de Janeiro ocupa a terceira colocação no ranking das cidades mais congestionadas do mundo. Em média, o carioca passa 43 minutos a mais no trânsito. Por ano, são mais de 164 horas, pessoal. :O

    Gostou de saber mais sobre a história do Rio de Janeiro ou conhece mais alguma curiosidade sobre a cidade? Deixe seu comentário aqui embaixo. Esperamos por você! ;)