Ir para conteúdo principal Ir para menu principal Ir para menu do rodapé Ir para menu Categoria Ir para menu Arquivo
Logon

Viver Seguro no Trânsito

Nós estamos fazendo nossa parte. E você?
Início do conteúdo
  • No Dia da Mentira, conheça os principais mitos sobre o universo do trânsito

    dia-da-mentira.png

    Por aqui, sabemos que a probabilidade de você estar comendo um chocolate enquanto lê esse post é enorme, afinal, a Páscoa chegou, não é mesmo? ;) Mas hoje também é comemorada uma outra data: o Dia da Mentira. Marcada ao redor do mundo pelas famosas pegadinhas, hoje é o dia onde você simplesmente desconfia de tudo o que vê. Mas não precisa desconfiar tanto assim: o assunto do nosso post é super verdadeiro. <3 Hoje, a gente quer desmistificar algumas das mentiras mais faladas sobre trânsito. Vamos nessa?

    Beber e dirigir, não tem problema!

    Essa é uma das mentiras mais divulgadas por aí, pessoal! Sob o efeito do álcool, o tempo de reação passa de um segundo para, em média, até 2,5 segundos. É o suficiente para percorrer 56 m às cegas. Além disso, o álcool reduz em até 32% a precisão visual de quem bebeu.

    Você está pensando que os dados assustadores param por aí? Não mesmo! Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o hábito de beber e pegar a direção na sequência é o segundo maior causador de acidentes no país. Olha o perigo! :O

    Dirigir com sono não provoca acidentes

    Dirigir com sono pode ser tão perigoso quanto dirigir embriagado. Uma pesquisa do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, o Detran.Sp, mostra que até 20% de todos os acidentes de trânsito estão associados à sonolência. E sabe o que comprova isso? As indenizações pagas pelo Seguro DPVAT no primeiro bimestre de 2018. De acordo com o Boletim Estatístico de Fevereiro, a maior incidência de acidentes indenizados ocorreu no período do anoitecer, entre 17hs e 19:59 hs, representando 24% das indenizações.

    Então, já sabe: esqueça o café ou qualquer outra tentativa para burlar o seu sono. O que evita acidentes mesmo é não pegar o volante em qualquer sinal de sonolência, galera! Quer outra dica bacana? Fique de olho na bula e evite dirigir após tomar medicamentos que tem como efeito direto ficar com sono. ;)

    O cinto de segurança não é necessário no banco de trás

    Em qualquer posição do carro, o uso do cinto de segurança é indispensável, galera! Em caso de acidentes, os ocupantes do banco de trás são arremessados de forma extremamente violenta contra os bancos dianteiros, sobre os ocupantes do banco da frente e contra o parabrisa. 

    É preciso levar em consideração que o corpo de uma pessoa ou qualquer objeto que esteja no veículo pode chegar a pesar 35 vezes o seu peso em circunstâncias normais. Quer um exemplo? Uma pessoa de 75 kg, sentada no banco de trás, numa colisão com desaceleração total a 50km, chega a pesar 2 toneladas e 600 quilos. Imagine como essa pessoa fará para se segurar sem o cinto de segurança. Impossível, né?

    Utilizar o celular no viva-voz não provoca distrações

    Esse é um erro daqueles bem grandes! Um estudo realizado pelo Instituto Nacional Sueco de Pesquisas sobre Estradas e Transportes aponta que sistemas de interatividade para carros conhecidos como “hands free” é quase tão perigoso quanto falar segurando o celular enquanto dirige.

    Numa escala de 0 a 100, que media de forma crescente o acúmulo de esforço mental, a instituição classificou em 52,7 o diálogo feito com viva-voz e em 57 o realizado de forma convencional. Quase não tem diferença, não é pessoal? 

    E aí, que tal compartilhar esse post com todo mundo? Afinal, o Dia da Mentira pode ser só hoje, mas as dicas aqui em cima valem para o ano inteiro. \o/