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  • Ouvidoria: toda atenção aos direitos do beneficiário do seguro

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    Por Paulo Amador - Jornalista e Escritor

    Os beneficiários do Seguro DPVAT, quando postulam seus direitos de indenização ou reembolso, dispõem de uma rede de mais de 8.000 pontos de atendimento, espalhados por todo o Território Nacional, através de parceiros institucionais, como os Procons e as Defensorias Públicas. Essa proximidade, além de facilitar o acesso do cidadão-beneficiário a seus direitos, torna possível, a qualquer pessoa, com a mais franca e transparente simplicidade e presteza, buscar o que lhe seja devido. E dispensada a atuação de terceiros, que é inteiramente desnecessária.

    Além da facilidade de acesso, o cidadão tem mais uma certeza quando recorre à Seguradora Líder: tramitado seu pedido, em caso de insatisfação com o que venha a ser decidido, existe sempre a possibilidade de recorrer à Ouvidoria. Essa unidade atua como mediadora e canal de decisão agilizada, facilitando a busca de solução para insatisfações que decorram da utilização do Seguro DPVAT.

    Em defesa do cidadão

    A criação de ouvidorias no mercado segurador brasileiro, acompanhada e incentivada pela Superintendência de Seguros Privados – Susep, desde 2003, tem sido uma resposta muito positiva à nova era de conscientização e exigências nas relações de consumo e prestação de serviços. O consumidor, mais bem informado e amparado em lei específica, passou a exigir mais transparência nos atos negociais e solução mais ágil e menos onerosa de sua eventual insatisfação. E as empresas, como resposta, passaram a criar mecanismos voltados à melhoria de qualidade dos serviços que prestam à população. 

    Especificamente no mercado segurador, as ouvidorias representam um centro de consciência crítica, baseada no conhecimento e prática de padrões de comportamento ético, ao mesmo tempo justo para o segurado, e apto a preservar a boa imagem das seguradoras. Além dessa preocupação imediata com o usuário, as ouvidorias do mercado segurador também atuam como mecanismos de atenção corporativa ao comportamento e práticas sistemáticas do mercado que, por sua repetição e repercussão, possam influenciar positiva ou negativamente na formação de imagem das instituições.

    Como recorrer à Ouvidoria do Seguro DPVAT

    Oportuno lembrar que qualquer beneficiário do Seguro DPVAT que já tenha interposto administrativamente seu pedido de indenização e que não se conforme com a solução aplicada a seu caso, pode recorrer à Ouvidoria. Para tanto, deverá protocolar sua reclamação ou pedido em um dos canais de atendimento básico aos segurados listados no site da Seguradora Líder.

    Recebida a resposta, pode entrar em contato com a Ouvidoria, informando os dados seguintes, que são essenciais para o processamento do pedido: canal de atendimento consultado anteriormente (atendimento online, e-mail ou SAC), descrição do caso, tipo de cobertura/indenização pleiteada (por morte, invalidez permanente ou despesas médico-hospitalares), nome do beneficiário/reclamante; nome, data de nascimento e CPF da vítima; data do acidente, nº do sinistro, endereço e CEP.

    Muito importante também é saber que deverá ser informada a condição da pessoa que interpõe a reclamação/pedido, esclarecendo se é a própria vítima, beneficiário ou terceiro. Em até 15 dias a Ouvidoria encaminhará a resposta, por carta.