Ir para conteúdo principal Ir para menu principal Ir para menu do rodapé Ir para menu Categoria Ir para menu Arquivo
Logon

Viver Seguro no Trânsito

Nós estamos fazendo nossa parte. E você?
Início do conteúdo
  • Dia Nacional da Paz no Trânsito

    dia-nacional-da-paz-transito.png

    Hoje é dia de Tiradentes? Sim! Mas sabe o que mais é comemorado hoje? O Dia Nacional da Paz no Trânsito, galera. Essa data tem como objetivo reavivar posturas e atitudes corretas que devem ser adotadas diariamente para reduzir o elevado número de acidentes que vemos todos os dias. Para isso, nada melhor do que dicas práticas, não é mesmo? Então, vem com a gente, que esse post é para você! \o/

    Violência no trânsito: um índice que precisa ser mudado

    Em 2017, das 383.993 indenizações pagas pelo Seguro DPVAT, 41.151 foram destinadas à morte e 284.191 à invalidez permanente. Quer mais dados assustadores? Somente no primeiro trimestre de 2018, mais de 70 mil indenizações já foram pagas para essas duas coberturas e olha que ainda falta bastante para acabar o ano, galera. Mas o que podemos fazer para mudar, efetivamente, essa realidade?

    A conscientização para um trânsito mais seguro começa antes mesmo da CNH. Sabe como? Na escolha do Centro de Formação de Condutores, a conhecida Autoescola. Afinal, lá não é só o lugar onde você vai se preparar para o exame de direção, mas também aprenderá as regras previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tais como direção defensiva, mecânica básica, primeiros socorros, meio ambiente e cidadania. E, como a gente gosta de dica boa por aqui, para escolher uma autoescola legal basta acessar o site do DETRAN do seu estado e verificar as unidades em situação regular.

    Juntos numa reflexão necessária

    Nós sabemos que os índices que mostramos lá em cima assustam bastante, galera. E, para evitar que você faça parte dessas estatísticas, queremos que você reflita com as perguntinhas a seguir. Vamos lá?

    - Você toma todos os cuidados necessários para a sua segurança e dos seus passageiros?

    - Pratica a direção defensiva?

    - Usa o cinto de segurança regularmente?

    - Tem tolerância e calma com aqueles que estão começando?

    Se sua resposta para todas essas perguntas foi sim, parabéns: você está no caminho certo. Se sua resposta foi não para alguns dos itens, que tal parar e se perguntar o que você pode fazer por um trânsito melhor?

    A gente finaliza esse post com um recadinho bem importante: apesar de hoje ser a data oficial para a paz no trânsito, ela deve ser uma realidade de todos os dias! Por isso, toda vez que você for dirigir, lembre-se que a segurança no trânsito também depende de você. =)