Ir para conteúdo principal Ir para menu principal Ir para menu do rodapé Ir para menu Categoria Ir para menu Arquivo
Logon

Viver Seguro no Trânsito

Nós estamos fazendo nossa parte. E você?
Início do conteúdo
  • A tecnologia nem sempre é inimiga do condutor

    tecnologia-transito-seguro.png

    A tecnologia está em todo lugar. Desde que acordamos, na hora de assistir ao telejornal da manhã até a hora de dormir, quando damos aquela última olhadinha no smartphone... Mas sabe onde também ela está presente? No trânsito! E, por lá, ao contrário do que pensamos, também é possível utilizá-la de forma prática e segura. Por isso, separamos várias iniciativas que, além de facilitar a sua vida, vão demonstrar como a tecnologia pode ajudar a construir um trânsito mais seguro. Vamos conferir juntos? =)

    Interpretação dos sinais do cérebro do condutor

    O título parece ficção científica, mas essa já é uma realidade. ;) A tecnologia “Brain-to-Vehicle”, criada pela fabricante de automóveis japonesa Nissan, consegue medir a atividade das ondas cerebrais e repassá-las para um sistema autônomo que, em casos de emergência, consegue, automaticamente, girar o volante ou desacelerar o carro entre 0,2 a 0,5 segundos mais rápido do que o motorista. Bem legal, não é?

    Um exemplo brasileiro

    A tecnologia não está restrita aos carros, galera! Os brasileiros também estão mandando bem nas ruas, sabe com qual objetivo? Reduzir os índices de acidentes! \o/ Em São José dos Campos, por exemplo, investimentos em fiscalização eletrônica e câmeras de monitoramento já contribuíram para a redução de 40% no número de óbitos causados por acidentes de trânsito nas vias municipais. É para comemorar bastante, pessoal!

    Carro autônomo

    Movimentando-se através de computadores que interpretam dados enviados por radares e sensores para detectar o trânsito ao redor e determinar o caminho a ser seguido, o carro autônomo oferece vantagens como freios automáticos, ajuda para retornar à faixa, manutenção de velocidade pré-selecionada, além de avaliação da necessidade de ativação dos airbags. E tem novidade vindo por aí: diversas montadoras, como a BMW, já estão testando essa tecnologia. =)

    E os aplicativos de celular?

    Além de serem grandes aliados dos motoristas na hora de fugir dos engarrafamentos ou de mostrar qual é o melhor caminho a seguir, os aplicativos também podem colaborar para um trânsito mais seguro. E, como a gente gosta de exemplos práticos por aqui, separamos uma listinha bem bacana de aplicativos gratuitos, disponíveis para os sistemas iOS e Android. Confere só! ;)

    Mãos no Volante – o app evita que você atenda ligações e informa os remetentes com mensagens automáticas;

    Motorista da Parada - permite que você cadastre até quatro amigos e ocorre um sorteio para saber qual deles será o motorista da rodada;

    Carango – o app gerencia diversas informações sobre o automóvel, que permitem agendar manutenção preventiva, por exemplo.

    É importante termos em mente que, quando utilizada com sabedoria, a tecnologia pode colaborar e muito para a segurança no trânsito, pessoal! E aí, tem mais algum exemplo tecnológico para compartilhar com a gente? Esperamos por você nos comentários! =)