Ir para conteúdo principal Ir para menu principal Ir para menu do rodapé Ir para menu Categoria Ir para menu Arquivo
Logon

Viver Seguro no Trânsito

Nós estamos fazendo nossa parte. E você?
Início do conteúdo
  • Semana Nacional de Trânsito: Quem somos nós no trânsito?

    Por Rodolfo Rizzotto, Coordenador do SOS Estradas

    Todos os anos, entre os dias 18 e 25 de setembro, celebramos a Semana Nacional do Trânsito, iniciativa que tem como finalidade conscientizar a sociedade para valores, posturas e atitudes relacionadas ao vasto universo do trânsito.

    Nesse ano, o tema escolhido pelo Conselho Nacional do Trânsito (CONTRAN) a ser trabalhado pelos órgãos, sociedade e meios de comunicação é "Nós somos o trânsito", o que nos estimula a refletir sobre as consequências positivas e negativas do nosso comportamento.

    Não há como negar que a maior responsabilidade pela violência no trânsito está no nosso comportamento como indivíduos, seja na condição de pedestres, passageiros ou motoristas.

    Há aqueles que acreditam que a educação é a solução, mas, infelizmente, seus resultados não são imediatos, por isso, a fiscalização de trânsito, a cada dia, se faz mais e mais necessária. Afinal, com tantas formas de se receber informação, quem pode dizer que não sabe que o pedestre deve atravessar na faixa ou que o uso do cinto de segurança é obrigatório? Portanto, nós sabemos o que é certo e o que é errado.

    Além do mais, é sempre importante lembrar que o mau comportamento no trânsito coloca não só a nossa vida em risco, mas também a de terceiros. Afinal, situações como a de um pedestre atravessando numa curva na estrada pode causar o tombamento de uma carreta e, até mesmo, a morte de um caminhoneiro que tentou evitar o atropelamento.

    Portanto, como diz o tema escolhido para esta semana – "Nós somos o trânsito" – para a construção de um trânsito mais seguro para todos, resta saber quem somos e quem queremos ser.

    Gostou do artigo? Clique aqui para conhecer o site do SOS Estradas, um programa que visa reduzir os acidentes e aumentar a segurança nas rodovias.