Ir para conteúdo principal Ir para menu principal Ir para menu do rodapé Ir para menu Categoria Ir para menu Arquivo
Logon

Viver Seguro no Trânsito

Nós estamos fazendo nossa parte. E você?
Início do conteúdo
  • Dia das Crianças: saiba mais sobre os cuidados com os pequenos no trânsito

    Feriado, brincadeira, diversão... essas são apenas algumas das palavras que definem essa data tão especial e doce, o Dia das Crianças! 😀 E, para garantir que muitas datas como esta sejam comemoradas, nada melhor do que falar sobre o nosso assunto favorito por aqui: a segurança no trânsito com um foco super especial, os pequenos. Confira!

    Necessidade de cuidado que se reforça através das estatísticas

    De acordo com dados da Seguradora Líder, somente no ano passado, 3.834 indenizações do Seguro DPVAT foram pagas para crianças de 0 a 7 anos em todo o país, o equivalente a cerca de dez crianças por dia. Desse total, 72% passaram a conviver com algum tipo de invalidez permanente após um acidente de trânsito e 19% foram vítimas fatais. Um dado bastante triste, não é mesmo? 😭

    Isso nos mostra que as crianças são um dos grupos mais vulneráveis a acidentes no trânsito, já que são mais frágeis e, ainda estão em desenvolvimento físico e mental, não conseguindo avaliar corretamente elementos cruciais no universo do trânsito, como a distância, a velocidade e o tempo de um veículo em relação a elas. Depois desses dados, a gente nem precisa dizer que o cuidado com os pequenos deve ser reforçado sempre que possível, não é? 😉

    O exemplo dos pais no trânsito

    Muitas vezes os pais nem se dão conta de que são espiados a maior parte do dia pelos pequenos, que veem, escutam e registram tudo. Por isso, ser exemplo para os filhos é a melhor educação que se pode dar a eles e isso se estende até mesmo ao trânsito. 💕 Então, fica aqui um convite: se você é pai, que tal, ao invés de passar o tempo todo falando mal dos congestionamentos, estimular seus filhos com brincadeiras sobre segurança? Vale de tudo, desde o significado de cada cor do sinal de trânsito, a importância de usar o cinto, qual é o tipo de sinalização correta, não jogar lixo nas ruas, entre outros. Formar pequenos cidadãos é um sinal e tanto de amor!

    Na prática, como posso tornar o trânsito mais seguro para meus filhos?

    Evitar acidentes de trânsito deve ser uma das principais preocupações dos pais não só quando eles estão dentro dos veículos, mas também quando estão brincando nas ruas. Por isso, separamos algumas dicas super importantes para garantir que seus pequenos possam viver seguros no trânsito. Está valendo dar print no celular para sempre dar aquela olhadinha, viu?

    - O uso da cadeirinha é obrigatório para crianças até 7 anos. Elas devem ser aprovadas pelas normas de segurança e compradas em lugares especializados.

    - As portas e janelas do seu carro devem ter mecanismos de segurança especial para crianças, como aquelas que travam a abertura. Esse ponto é essencial para que os pequenos evitem colocar seu corpo para fora do veículo, aumentando as possibilidades de acidentes de trânsito.

    - A criança deve sempre andar acompanhada dos seus pais, especialmente na hora de atravessar na rua. Elas nunca devem andar no meio-fio e devem olhar para ambos os lados antes de atravessar, inclusive em ruas que possuem semáforo.

    - Os pais devem sempre supervisionar a brincadeira das crianças em espaços como entradas de garagens, quintais sem cerca, ruas ou estacionamentos.

    - Cinto de segurança é um abraço que salva vidas! Independentemente da idade do seu filho, certifique-se que ele sempre esteja usando o cinto de segurança. Sabia que ele pode reduzir em até 71% a chance de morte de uma criança em caso de acidente de trânsito?

    No Dia das Crianças e em todos os outros dias do ano, a estrada de prevenção para a construção de um trânsito cada vez mais seguro para todos é de responsabilidade dos adultos, seguindo o exemplo do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), onde os maiores protegem os menores. Somente assim, além de reduzir os riscos de acidentes, conseguiremos formar pequenos cidadãos, que tornarão este um local mais seguro no futuro. E aí, tem alguma dica para compartilhar conosco? É só deixar aqui nos comentários. Esperamos por você!