Ir para conteúdo principal Ir para menu principal Ir para menu do rodapé Ir para menu Categoria Ir para menu Arquivo
Logon

Viver Seguro no Trânsito

Nós estamos fazendo nossa parte. E você?
Início do conteúdo
  • Maio Amarelo: conheça a campanha nacional de 2019

    Somente no ano passado, mais de 328 mil indenizações do Seguro DPVAT foram pagas a vítimas de acidentes de trânsito e seus beneficiários em todo país. O cenário da violência do trânsito ainda preocupa, pessoal e, por isso, o Maio Amarelo chega a sua sexta edição com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, que lembra a responsabilidade de motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres na redução de acidentes e na preservação de vidas. Quer saber mais sobre esse importante movimento? Fique ligado no nosso post!

    Atenção à violência

    O Maio Amarelo foi instaurado a partir de uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas, baseada em estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), que definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito. A campanha deste ano tem como mote #MeOuça, estimulando os adultos a ouvirem mais os conselhos dados pelas crianças, refletindo um comportamento mais seguro no trânsito. Você pode conferir o vídeo clicando aqui. As crianças aparecem lembrando comportamentos simples, que muitas vezes, na correria do dia a dia, são esquecidos. Entre os exemplos estão obedecer à sinalização, utilizar equipamentos de segurança e não dirigir após consumo de álcool. Todos super importantes para mudarmos a realidade do trânsito, não é mesmo galera?

    Mobilização Nacional

    Para celebrar o lançamento da campanha nacional, o Ministério da Infraestrutura vai promover, na próxima quarta-feira, dia 8, uma cerimônia de abertura das atividades do Maio Amarelo. Estão previstas atividades para reforçar a importância do movimento, como a assinatura de um acordo com o lançamento do Programa Educa, iniciativa de educação no trânsito voltada a alunos do ensino fundamental das redes pública e privada. O evento contará também com a presença dos diretores-presidentes dos Detrans dos 26 estados e Distrito Federal, que apresentarão as ações desenvolvidas em cada um dos seus estados. Durante todo o mês de maio, a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e diversos órgãos públicos do país estarão iluminados na cor amarela, que representa a atenção na sinalização de advertência no trânsito e simboliza o movimento.

    O que achou da campanha do Maio Amarelo desse ano? Curtiu? Conta pra gente e aproveita para compartilhar a ideia de um trânsito mais seguro! 😊