Ir para conteúdo principal Ir para menu principal Ir para menu do rodapé Ir para menu Categoria Ir para menu Arquivo
Logon

Viver Seguro no Trânsito

Nós estamos fazendo nossa parte. E você?
Início do conteúdo
  • Embarque na história do primeiro modelo de motocicleta!

    Você sabia que, há 134 anos, o primeiro veículo de duas rodas com motor era patenteado pelo alemão Gottlieb Daimler? O blog Viver Seguro no Trânsito te conta um pouco mais sobre a história do veículo que foi o grande precursor do modelo de motocicletas que conhecemos atualmente 😉

    Uma viagem no tempo

    Tudo começou em 1855, quando Daimler, engenheiro mecânico, usou o dinheiro de uma indenização recebida após uma demissão para montar, na garagem de casa, uma oficina improvisada. Junto com o colega Wilhelm Maybach, trabalhou na criação de um motor movido a gás que tinha 0,5 cavalo de força a 500 rotações por minuto, uma criação que era inédita na época. Porém, Maybach conseguiu desenvolver um flutuador de carburador que permitiu que a gasolina fosse usada como combustível para o funcionamento da peça.

    Após alguns testes, o motor começou a dar bons indícios de funcionamento e a partir disso, os dois resolveram adaptar em um veículo. Como uma solução prática para o novo desafio, foi criado um biciclo, com chassis de madeira e roda de apoio, simples e barato. Dessa forma, nascia a primeira ideia de motocicleta!

    No dia 29 de agosto, Daimler registrou a invenção no Departamento Imperial de Patentes, com o nome de Einspur. Logo em novembro, o veículo percorreu um caminho de três quilômetros, que separava as cidades de Cannsttat e Unterturkheim, num período de meia hora, comprovando o sucesso da invenção!

    Voltando aos dias atuais!

    Atualmente, os números envolvendo acidentes com motocicletas e ciclomotores são expressivos. No Brasil, esses veículos correspondem a pouco mais de 27% da frota total, de acordo com o Denatran. Além disso, de acordo com dados apresentados no Relatório de Motocicleta e Ciclomotores – Dez Anos, do Seguro DPVAT, esse tipo de veículo recebeu mais de 3,2 milhões indenizações desde 2009. 😱