Ir para conteúdo principal Ir para menu principal Ir para menu do rodapé Ir para menu Categoria Ir para menu Arquivo
Logon

Viver Seguro no Trânsito

Nós estamos fazendo nossa parte. E você?
Início do conteúdo
  • Evento discute Década da Segurança Viária

    No dia 25 de setembro, profissionais do setor público e privado, especialistas em contextos globais da segurança viária, se reuniram para discutir o futuro do trânsito durante o webinar internacional “A Década da Segurança Viária: balanço e visão de futuro”,. Promovido pela Fundación MAPFRE no Brasil, o evento apresentou os avanços nos últimos dez anos e os desafios para o futuro, trazendo uma reflexão global sobre o tema.

    Diretor do Departamento de Determinantes Sociais da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), Etienne Krug, relembrou que, na Terceira Conferência Ministerial Global sobre Segurança nas Estradas, mais de 1,7 mil participantes de cerca de 140 países adotaram a Declaração de Estocolmo sobre Segurança nas Estradas. Com isso, apelaram ao mundo para reduzir em 50% as mortes e os ferimentos no trânsito até 2030. No evento, Krug informou, ainda, que uma nova reunião com chefes de estado deve ser realizada até 2022, para discutir medidas de segurança viária no trânsito.

    Já Vitor Pavarino, Oficial Nacional em Segurança Viária e Mobilidade Sustentável da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial De Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, avaliou que, na primeira década da segurança viária, as taxas de mortalidade no trânsito estabilizaram, apesar de ainda apresentarem dados preocupantes, principalmente, nas regiões Norte e Nordeste do país, com acidentes envolvendo motocicletas. Paravarino e destacou, também, que as mortes no trânsito são apenas a ponta do iceberg. Estima-se que a cada morte no trânsito, outras 70 lesões menores acontecem e outras 15 que necessitam de hospitalizações, sobrecarregando o sistema de saúde. "A área da saúde nunca esteve tão em evidência na segurança viária, como nos últimos 10 anos", concluiu.

    Fechando o ciclo de palestrantes, Ernesto Mascellani Neto, Diretor-presidente do Detran-SP, avaliou a Década da Segurança Viária de acordo com dados do Governo de São Paulo, reforçando que o estado propôs iniciativas pioneiras e proativas, como o InfoSiga, que centralizou números e gerou grandes avanços no fornecimento de dados sobre acidentes de trânsito. Ernesto também falou sobre o lançamento do Programa Respeito à Vida, resultado da análise destes números.

    Mediado pela Diretora de Sustentabilidade e da Fundación MAPFRE no Brasil, Fatima Lima, o evento pode ser conferido, clicando aqui.