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Viver Seguro no Trânsito

Nós estamos fazendo nossa parte. E você?
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Arquivos mensais: Abril 2018

Comissão de Viação e Transportes aprova placa que alerta sobre novos condutores

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Nervosismo. Ansiedade. Medo. Essas são características bastante comuns nos motoristas iniciantes. Para alguns, esse medo começa já na hora do exame prático e relatórios divulgados pelo Detran confirmam isso. Em 2017, só na Bahia, por exemplo, dos 257.022 candidatos que fizeram a prova prática, 95 mil foram eliminados. :O

Pensando em tranquilizar os novatos e estimular a gentileza no trânsito, a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, aprovou o Projeto de Lei nº 6098/2016, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para tornar obrigatória a identificação com placa em local visível dos veículos guiados por condutores que estão habilitados há menos de um ano. O objetivo é aumentar a segurança e garantir a proteção de quem está dando seus primeiros passos no trânsito. Bem legal, não é? \o/

Pelo texto do projeto, o descumprimento dessa regra implicará na aplicação de multa por infração grave, com retenção do veículo até que a placa com a identificação seja fixada. E, por falar em identificação, ela deverá ser regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito, o Contran.

Autora do Projeto de Lei, a deputada Christiane de Souza Yared defendeu o projeto destacando que muitos habilitados saem da autoescola com dificuldades no trânsito, o que se justifica pela falta de experiência ao volante. Para ela, a identificação do condutor novato no trânsito possibilitará uma melhor visualização aos demais condutores de um sem experiência.

O projeto ainda será analisado, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados. É só esperar para ver! =) Se você ficou curioso para conferir o Projeto de Lei, é só clicar aqui para conferir a sua versão inicial.

Por aqui, estamos curiosos para saber como essa placa será. E vocês? A gente aproveita para deixar o recado esperto de sempre: continue ligadinho no nosso blog para ficar dentro dessa e de uma porção de novidades bem bacanas sobre o trânsito brasileiro. o/


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A tecnologia nem sempre é inimiga do condutor

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A tecnologia está em todo lugar. Desde que acordamos, na hora de assistir ao telejornal da manhã até a hora de dormir, quando damos aquela última olhadinha no smartphone... Mas sabe onde também ela está presente? No trânsito! E, por lá, ao contrário do que pensamos, também é possível utilizá-la de forma prática e segura. Por isso, separamos várias iniciativas que, além de facilitar a sua vida, vão demonstrar como a tecnologia pode ajudar a construir um trânsito mais seguro. Vamos conferir juntos? =)

Interpretação dos sinais do cérebro do condutor

O título parece ficção científica, mas essa já é uma realidade. ;) A tecnologia “Brain-to-Vehicle”, criada pela fabricante de automóveis japonesa Nissan, consegue medir a atividade das ondas cerebrais e repassá-las para um sistema autônomo que, em casos de emergência, consegue, automaticamente, girar o volante ou desacelerar o carro entre 0,2 a 0,5 segundos mais rápido do que o motorista. Bem legal, não é?

Um exemplo brasileiro

A tecnologia não está restrita aos carros, galera! Os brasileiros também estão mandando bem nas ruas, sabe com qual objetivo? Reduzir os índices de acidentes! \o/ Em São José dos Campos, por exemplo, investimentos em fiscalização eletrônica e câmeras de monitoramento já contribuíram para a redução de 40% no número de óbitos causados por acidentes de trânsito nas vias municipais. É para comemorar bastante, pessoal!

Carro autônomo

Movimentando-se através de computadores que interpretam dados enviados por radares e sensores para detectar o trânsito ao redor e determinar o caminho a ser seguido, o carro autônomo oferece vantagens como freios automáticos, ajuda para retornar à faixa, manutenção de velocidade pré-selecionada, além de avaliação da necessidade de ativação dos airbags. E tem novidade vindo por aí: diversas montadoras, como a BMW, já estão testando essa tecnologia. =)

E os aplicativos de celular?

Além de serem grandes aliados dos motoristas na hora de fugir dos engarrafamentos ou de mostrar qual é o melhor caminho a seguir, os aplicativos também podem colaborar para um trânsito mais seguro. E, como a gente gosta de exemplos práticos por aqui, separamos uma listinha bem bacana de aplicativos gratuitos, disponíveis para os sistemas iOS e Android. Confere só! ;)

Mãos no Volante – o app evita que você atenda ligações e informa os remetentes com mensagens automáticas;

Motorista da Parada - permite que você cadastre até quatro amigos e ocorre um sorteio para saber qual deles será o motorista da rodada;

Carango – o app gerencia diversas informações sobre o automóvel, que permitem agendar manutenção preventiva, por exemplo.

É importante termos em mente que, quando utilizada com sabedoria, a tecnologia pode colaborar e muito para a segurança no trânsito, pessoal! E aí, tem mais algum exemplo tecnológico para compartilhar com a gente? Esperamos por você nos comentários! =)


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No Rio de Janeiro, motorista agora pode retirar veículo apreendido sem pagar IPVA

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Se é novidade, você já sabe que a gente divulga por aqui! \o/ E hoje vamos te deixar por dentro de uma das mais bacanas que está rolando para os motoristas cariocas: a partir de agora, no Estado, os proprietários de veículos apreendidos que estão com o IPVA atrasado podem fazer sua retirada sem precisar pagar este imposto, mas o Seguro DPVAT e outras taxas continuam sendo obrigatórias. Fique ligado nos detalhes aqui embaixo. ;)

Fique de olho: as demais taxas precisam estar em dia

A nova regra, que passou a valer no dia 20 de abril, traz um detalhe importante: apesar dos proprietários de veículos apreendidos no Rio poderem fazer a retirada deste sem o pagamento do IPVA, as demais taxas devem estar em dia para conseguir a liberação do veículo. São elas: o Seguro DPVAT, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), o licenciamento do automóvel, os DUDAs (documento único de arrecadação) referentes a cada ano de IPVA atrasado, além da certidão negativa, também conhecida como "Nada Consta".

Todos os boletos, com exceção do Seguro DPVAT, podem ser emitidos no site do DETRAN. Após seu pagamento, o proprietário precisa informar a quitação ao órgão. Para isso, basta acessar novamente o site do DETRAN e, em seguida, clicar em "Veículo" > "Veículos apreendidos" > "Informação de pagamento". Fácil, né? ;)

E o boleto do Seguro DPVAT? Como emitir?

Desde o começo do ano, os proprietários de veículos do Estado devem emitir o boleto do Seguro DPVAT diretamente pelo site da Seguradora Líder clicando aqui. Se o Seguro do seu veículo já venceu, não tem problema! Você consegue emitir outro boleto sem precisar pagar juros ou multa pelo atraso. Ô coisa boa! ♥

Então, fica o convite: além de ser indispensável para fazer a retirada do seu veículo, manter o seu Seguro DPVAT em dia permite que você esteja protegido em caso de acidentes de trânsito. É para guardar no coração... e no calendário! ;)

E aí, essa novidade te ajudou? Deixe seu comentário aqui embaixo e aproveite para marcar seus amigos cariocas, afinal, informação boa deve ser compartilhada. Continue acompanhando o blog para ficar por dentro de tudo o que acontece no trânsito brasileiro! ;)


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A última conversa ao celular antes de morrer ou matar

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Hoje em dia, sabemos que dirigir falando ao celular equivale a conduzir alcoolizado. Infelizmente, muitos condutores têm esse hábito, incluindo os motociclistas. Há quem, além de falar ao telefone, seja imprudente ao ponto de digitar, tirar fotos e filmar.

Somente em Brasília, 180 motoristas são flagrados dirigindo falando ao celular todos os dias. E esses são apenas os que são multados na capital federal. Com esse dado, podemos estimar que milhares de motoristas dirigem todos os dias nesta condição no país. Considerando o risco que essa prática representa, com certeza, temos mais pessoas cometendo esse tipo de infração à luz do dia do que dirigindo sob efeito de álcool.

Faltam dados estatísticos sobre acidentes causados por motoristas que conduzem falando ao celular, digitando mensagens, fotografando ou filmando. Vídeos postados pelos próprios infratores mostram a dimensão do problema. Um exemplo foi o caso que ocorreu no final do ano passado, na BR-153, estado do Tocantins, quando três pessoas viajavam de Goiânia (GO) para Barrolândia (TO) e filmavam a viagem. É possível ver no vídeo como o motorista tira os olhos da pista para focar no celular de quem filmava. O resultado? Uma colisão frontal com uma carreta e morte imediata de todos os ocupantes do automóvel. O motorista do caminhão não sofreu ferimentos, mas com certeza ficou com o trauma deste acidente para o resto da vida.

Nem mesmo os motoristas profissionais resistem à tentação de misturar celular com direção. Vários deles, inclusive, fazem filmagens enquanto dirigem transportando dezenas de toneladas. Se é difícil realizar essa fiscalização na área urbana, é muito mais complicado nas estradas.

Seja motorista de veículos leves ou motorista profissional, todos têm a obrigação de não utilizar o celular enquanto dirigem. Afinal, esse é um comportamento de risco que tem o grande potencial de colaborar para o aumento das estatísticas de acidentes de trânsito.


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Dia Nacional da Paz no Trânsito

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Hoje é dia de Tiradentes? Sim! Mas sabe o que mais é comemorado hoje? O Dia Nacional da Paz no Trânsito, galera. Essa data tem como objetivo reavivar posturas e atitudes corretas que devem ser adotadas diariamente para reduzir o elevado número de acidentes que vemos todos os dias. Para isso, nada melhor do que dicas práticas, não é mesmo? Então, vem com a gente, que esse post é para você! \o/

Violência no trânsito: um índice que precisa ser mudado

Em 2017, das 383.993 indenizações pagas pelo Seguro DPVAT, 41.151 foram destinadas à morte e 284.191 à invalidez permanente. Quer mais dados assustadores? Somente no primeiro trimestre de 2018, mais de 70 mil indenizações já foram pagas para essas duas coberturas e olha que ainda falta bastante para acabar o ano, galera. Mas o que podemos fazer para mudar, efetivamente, essa realidade?

A conscientização para um trânsito mais seguro começa antes mesmo da CNH. Sabe como? Na escolha do Centro de Formação de Condutores, a conhecida Autoescola. Afinal, lá não é só o lugar onde você vai se preparar para o exame de direção, mas também aprenderá as regras previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tais como direção defensiva, mecânica básica, primeiros socorros, meio ambiente e cidadania. E, como a gente gosta de dica boa por aqui, para escolher uma autoescola legal basta acessar o site do DETRAN do seu estado e verificar as unidades em situação regular.

Juntos numa reflexão necessária

Nós sabemos que os índices que mostramos lá em cima assustam bastante, galera. E, para evitar que você faça parte dessas estatísticas, queremos que você reflita com as perguntinhas a seguir. Vamos lá?

- Você toma todos os cuidados necessários para a sua segurança e dos seus passageiros?

- Pratica a direção defensiva?

- Usa o cinto de segurança regularmente?

- Tem tolerância e calma com aqueles que estão começando?

Se sua resposta para todas essas perguntas foi sim, parabéns: você está no caminho certo. Se sua resposta foi não para alguns dos itens, que tal parar e se perguntar o que você pode fazer por um trânsito melhor?

A gente finaliza esse post com um recadinho bem importante: apesar de hoje ser a data oficial para a paz no trânsito, ela deve ser uma realidade de todos os dias! Por isso, toda vez que você for dirigir, lembre-se que a segurança no trânsito também depende de você. =)


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Ouvidoria: toda atenção aos direitos do beneficiário do seguro

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Por Paulo Amador - Jornalista e Escritor

Os beneficiários do Seguro DPVAT, quando postulam seus direitos de indenização ou reembolso, dispõem de uma rede de mais de 8.000 pontos de atendimento, espalhados por todo o Território Nacional, através de parceiros institucionais, como os Procons e as Defensorias Públicas. Essa proximidade, além de facilitar o acesso do cidadão-beneficiário a seus direitos, torna possível, a qualquer pessoa, com a mais franca e transparente simplicidade e presteza, buscar o que lhe seja devido. E dispensada a atuação de terceiros, que é inteiramente desnecessária.

Além da facilidade de acesso, o cidadão tem mais uma certeza quando recorre à Seguradora Líder: tramitado seu pedido, em caso de insatisfação com o que venha a ser decidido, existe sempre a possibilidade de recorrer à Ouvidoria. Essa unidade atua como mediadora e canal de decisão agilizada, facilitando a busca de solução para insatisfações que decorram da utilização do Seguro DPVAT.

Em defesa do cidadão

A criação de ouvidorias no mercado segurador brasileiro, acompanhada e incentivada pela Superintendência de Seguros Privados – Susep, desde 2003, tem sido uma resposta muito positiva à nova era de conscientização e exigências nas relações de consumo e prestação de serviços. O consumidor, mais bem informado e amparado em lei específica, passou a exigir mais transparência nos atos negociais e solução mais ágil e menos onerosa de sua eventual insatisfação. E as empresas, como resposta, passaram a criar mecanismos voltados à melhoria de qualidade dos serviços que prestam à população. 

Especificamente no mercado segurador, as ouvidorias representam um centro de consciência crítica, baseada no conhecimento e prática de padrões de comportamento ético, ao mesmo tempo justo para o segurado, e apto a preservar a boa imagem das seguradoras. Além dessa preocupação imediata com o usuário, as ouvidorias do mercado segurador também atuam como mecanismos de atenção corporativa ao comportamento e práticas sistemáticas do mercado que, por sua repetição e repercussão, possam influenciar positiva ou negativamente na formação de imagem das instituições.

Como recorrer à Ouvidoria do Seguro DPVAT

Oportuno lembrar que qualquer beneficiário do Seguro DPVAT que já tenha interposto administrativamente seu pedido de indenização e que não se conforme com a solução aplicada a seu caso, pode recorrer à Ouvidoria. Para tanto, deverá protocolar sua reclamação ou pedido em um dos canais de atendimento básico aos segurados listados no site da Seguradora Líder.

Recebida a resposta, pode entrar em contato com a Ouvidoria, informando os dados seguintes, que são essenciais para o processamento do pedido: canal de atendimento consultado anteriormente (atendimento online, e-mail ou SAC), descrição do caso, tipo de cobertura/indenização pleiteada (por morte, invalidez permanente ou despesas médico-hospitalares), nome do beneficiário/reclamante; nome, data de nascimento e CPF da vítima; data do acidente, nº do sinistro, endereço e CEP.

Muito importante também é saber que deverá ser informada a condição da pessoa que interpõe a reclamação/pedido, esclarecendo se é a própria vítima, beneficiário ou terceiro. Em até 15 dias a Ouvidoria encaminhará a resposta, por carta.


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Punição mais rigorosa para motorista embriagado que causar acidentes

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É para comemorar, galera! Hoje, 19 de abril, entra em vigor a Lei nº 13.546/17, que aumenta o rigor na punição aos motoristas que conduzirem veículos sob efeito de álcool ou outras substâncias psicoativas e causarem acidentes. Esse é um importante passo para o trânsito brasileiro, especialmente quando estudos divulgados pelo Ministério da Saúde apontam que 21% dos acidentes registrados no país estão relacionados ao consumo de álcool e quando o Boletim Estatístico de Março da Seguradora Líder mostra que 9.196 indenizações por morte foram pagas apenas no primeiro trimestre do ano. Ficou curioso para saber mais sobre essa Lei? Continue ligadinho no nosso post! ;)

Principais novidades

As principais novidades estão no período e no tipo de punição, pessoal. Para os casos de lesões corporais graves ou gravíssimas, aquelas que podem ocasionar invalidez permanente, por exemplo, a pena passa de 6 meses a 2 anos para de 2 a 5 anos de prisão em regime fechado e, nos casos de homicídio culposo, aquele onde não há intenção de matar, passa para de 5 a 8 anos de prisão, também em regime fechado. Além disso, não haverá a possibilidade de pagamento de fiança e ocorrerá a suspensão ou proibição do direito de se obter a permissão ou habilitação para dirigir. Uma grande conquista, não é mesmo? ;)

Mas e se o motorista embriagado não provocar morte ou lesão corporal?

Se o motorista embriagado for flagrado numa blitz sem ter provocado morte ou lesão corporal, a pena continua a mesma: detenção de 6 meses a 3 anos, com possibilidade de pagamento de fiança. Além disso, esses condutores pagam uma multa de R$ 2.934,70 e têm a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa.

Os perigos da direção após o consumo de álcool

Além das penas que mostramos nesse post, tem outras razões para que a combinação bebida e direção não dê certo, pessoal. Ao afetar as funções cerebrais de forma gradual, os indivíduos alcoolizados têm muito mais risco de se envolver em uma colisão. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), após o consumo de álcool, o risco de se envolver em um acidente fatal é de 4 a 10 vezes maior.

E você, gostou de saber mais sobre essa Lei? ;) Você acha que ela vai colaborar para diminuir os elevados índices de acidentes causados por embriaguez no país? Deixe sua opinião aqui nos comentários. =)


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#DPVATExplica: saiba a diferença entre o Boletim de Ocorrência e o Ato Declaratório

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Principal documento para você dar entrada no pedido de indenização do Seguro DPVAT, o Boletim de Ocorrência (B.O), tem uma série de particularidades, que costumam variar de estado para estado. Mas e na ausência desse documento? Nesses casos, galera, é preciso apresentar a chamada comprovação de ato declaratório. Ih, ficou confuso? Então, esse post é para você. Se liga que chegou a hora de mais um #DPVATExplica! ;)

Por que o Boletim de Ocorrência é o principal documento para dar entrada no Seguro?

Essa é fácil, pessoal! ;) O Boletim de Ocorrência é o único documento que contém as informações dos veículos e das pessoas envolvidas, além de toda a dinâmica do acidente, ou seja, em que posição a vítima se encontrava (motorista, passageiro ou pedestre), data e local exatos, enfim, toda a história que envolveu a ocorrência.

Afinal, o que é o Ato Declaratório?

O nome pode até parecer complicado, mas a explicação é bastante simples, galera. O Ato Declaratório é um documento, emitido por órgão oficial, que assim como o Boletim de Ocorrência, ratifica a existência do acidente, quais foram as suas circunstâncias e qual a participação da vítima. Ele é requerido nos casos em que o B.O é registrado depois do acidente, trazendo uma data diferente de quando a ocorrência realmente aconteceu. Quer exemplos práticos? Veja abaixo os documentos que podem ser apresentados como ato declaratório:

  • Atendimento e/ou Remoção pelo Corpo de Bombeiros, ou
  • Atendimento pela Polícia Militar, ou
  • Atendimento pela Polícia Civil, ou
  • Atendimento e/ou Remoção pela Polícia Rodoviária Federal, ou
  • Atendimento e/ou Remoção pelos "Anjos do Asfalto", ou Concessionárias de Vias Públicas ou similares, ou
  • Remoção pelo SAMU, ou
  • Remoção pela Defesa Civil, ou
  • Inquérito Policial, ou
  • Aviso de Sinistro em Seguradora do Ramo Auto ou
  • Outro documento que evidencie que o acidente relatado no BO por ato declaratório de fato ocorreu na data/local informado.

Só consegui fazer o Boletim de Ocorrência online. Consigo dar entrada na indenização?

Opa, essa é uma pergunta que a gente costuma ouvir bastante por aqui! Somente três tipos de Boletim de Ocorrência virtuais são aceitos na hora de dar entrada na indenização do Seguro DPVAT: o SETERB, da cidade de Blumenau, Santa Catarina, o BATEU, do Paraná e o BOAT, do Espírito Santo. Então, se você é de algum estado diferente do que falamos por aqui, será preciso apresentar o Boletim de Ocorrência. Caso o B.O não tenha sido feito no local do acidente, o mesmo deverá ser registrado por ato declaratório.

E aí, gostou de saber mais sobre esses documentos super importantes? ;) A gente lembra que sua dúvida pode se tornar um post do #DPVATExplica aqui no blog. Para isso, é simples: basta deixar seu comentário aqui embaixo. Esperamos por você! =)


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Números para melhorar o trânsito

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A gente sempre fala que aqui na Seguradora Líder temos muitos números! =) E sabe qual a parte mais legal disso? Acreditamos que, através deles, podemos contribuir para um amplo debate a respeito das medidas que devem ser tomadas para garantir um trânsito cada vez mais humano e mais seguro para todo mundo. Olha que lindo! \o/ E, como a gente gosta de te manter por dentro de tudo o que acontece por aqui, queremos te levar numa jornada bem bacana por todo o universo dos números da Seguradora Líder! Vamos juntos nessa?

Uma área totalmente dedicada aos números

A gente não poderia começar esse post falando de outra coisa, pessoal! Para contribuir com a prevenção de acidentes e com a educação no trânsito, desde 2011, contamos com o Centro de Dados e Estatística, que produz alguns dos documentos que iremos te apresentar nesse post. Ao analisar continuamente os indicadores estatísticos da Seguradora Líder, essa área contribui bastante para o desenvolvimento de ações de prevenção de acidentes cada vez mais efetivas. É muito amor envolvido! <3

Boletim Estatístico

Um desses documentos é o Boletim Estatístico! Com edições mensais e uma identidade visual linda, ele traz o volume de indenizações pagas pelo Seguro DPVAT, o perfil das vítimas, o mapa das indenizações, além de um raio-X das motocicletas. Ficou curioso para saber mais? Você pode conferir todas as edições, desde 2011, clicando aqui. Bem legal, não é? ;)

Relatório Anual

Está pensando que a gente só tem o Boletim Estatístico? Não mesmo! Também contamos com o Relatório Anual. Como o próprio nome já diz, ele é divulgado anualmente e apresenta dados como o montante de indenizações pagas ao longo do ano, o perfil dessas indenizações no país, a comparação da arrecadação dos exercícios, a frota de veículos no Brasil e alguns números relacionados a tentativas de fraudes no Seguro DPVAT. Clique aqui para conferir a edição de 2017.

Radar DPVAT

Ei, você sabia que o site da Seguradora Líder conta com uma área dedicada aos fatos relevantes sobre o trânsito brasileiro, através da ótica dos dados estatísticos das indenizações pagas pelo Seguro DPVAT? É o Radar DPVAT, pessoal! Para conferir, é só clicar aqui. =)

Depois desse post, que tal aproveitar para visitar todos esses documentos e conhecer mais um pouco sobre o que a Seguradora Líder está fazendo para melhorar o trânsito? ;) A gente lembra que, se você tiver alguma curiosidade sobre o trabalho desenvolvido por nós, é só deixar o seu comentário aqui embaixo. \o/


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Dia do Jovem: faixa etária de 18 a 34 anos é a principal vítima do trânsito brasileiro

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Hoje é Dia do Jovem e essa data deve ser comemorada com a alegria característica da idade, não é mesmo? Mas tanto as estatísticas quanto os noticiários nos mostram um dado triste: os acidentes de trânsito são a principal causa de morte entre jovens. Mas por que isso acontece? É o que vamos descobrir juntos no post de hoje. Bora lá?

A cada dia de 2018, mais de 460 indenizações pagas

Somente no primeiro trimestre de 2018, a faixa etária mais atingida por acidentes de trânsito foi a de 18 a 34 anos, com 42 mil indenizações pagas, o equivalente a 48% do total do período. Isso corresponde a capacidade total da Arena Palestra Itália, em São Paulo, estádio que registrou o maior número de megashows no mundo no ano passado. De impressionar, não é? Mas não para por aí! Outra informação nada legal é que os homens representaram 75% das indenizações pagas somente neste período. Alô, rapaziada! L

Impacto direto na economia

Os jovens de 18 a 34 anos são a população considerada "economicamente ativa". Após um acidente de trânsito, quando não perdem suas vidas, eles acabam adquirindo algum tipo de sequela permanente, que os impedem de retornar ao mercado de trabalho e geram uma porção de perdas para a economia. Um estudo feito pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) mostra que, em 2016, somente nas rodovias federais e estaduais, R$ 5 bilhões foram perdidos devido à acidentes de trânsito. Esse número levou em conta gastos como a destruição do veículo, as despesas hospitalares e a própria perda de produtividade, pessoal. :(

Mas, afinal de contas, quais são os motivos?

Essa é a pergunta mais frequente feita pelos estudiosos do trânsito e tem inúmeras respostas, galera. Geralmente, alguns deles mencionam características da própria idade, como a impulsividade que leva ao desrespeito às leis de trânsito de forma geral, através de atitudes como dirigir em alta velocidade, ingerir álcool, falta de atenção, consumo de drogas e manuseio do celular ao volante.

Todos sabemos que a escolarização, desde muito cedo, tem um papel super importante na criação de uma cultura defensiva no trânsito entre os jovens, mas não é só isso. Um bom exemplo também pode (e muito) motivar boas práticas! Por isso, papais, parentes e comunidade em geral: vocês têm todo o potencial para influenciar, positivamente, o comportamento dos jovens. É o poder através do exemplo! =)

Ser jovem é muito bom, não é mesmo, galera? ;) Então, não deixe os melhores anos da sua vida acabarem no trânsito. Vocês tem o poder da mudança que o nosso trânsito precisa adotando atitudes simples podem ser decisivas para garantir a preservação da sua vida. Tem uma história todinha esperando ser escrita por você! \o/


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