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Viver Seguro no Trânsito

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Arquivos mensais: Fevereiro 2019

#DPVATEmNúmeros: um alerta sobre o trânsito durante o Carnaval

Dados do Seguro DPVAT mostram que, nos últimos cinco anos, os índices de acidentes de trânsito no período carnavalesco (de sexta-feira de Carnaval até a quarta-feira de Cinzas) têm diminuído. No ano passado, foram cerca de 3.200 acidentes já indenizados pelo Seguro DPVAT. Lá em 2014, esses números eram bem maiores e superavam os 10 mil. 😮 Mas o que podemos fazer para que eles sigam cada vez menores para este e os próximos anos? Separamos alguns destaques para refletirmos juntos. Vamos conferir? :)

O perfil dos condutores
Ahhh... os jovens!  Infelizmente, os condutores na faixa etária entre 18 e 34 anos lideram o ranking como principais vítimas no trânsito durante o Carnaval de 2018: 50% dos acidentes envolviam os mais novos. Outro ponto observado é que, nos acidentes ocorridos durante o Carnaval de 2018, 76% das indenizações pagas a motoristas foram para homens. Os números também mostram que quem está no volante é o tipo de vítima mais recorrente no Carnaval. É, galera, os condutores foram responsáveis por 65% das indenizações pagas entre 2014 e 2018. Por isso, aquelas dicas de sempre: usar o cinto de segurança, respeitar os limites de velocidade e, claro, não pegar no volante depois de consumir bebida alcoólica são atitudes que podem salvar a sua vida e a de milhares de pessoas. ❤

Um alerta aos motociclistas
É, galera! Se formos avaliar pelo tipo de veículo, a motocicleta aparece como o a maior causa dos acidentes nos últimos cinco anos. Só em 2018, foram 2.440 indenizações (cerca de 76% do total), sendo 81% das vítimas, motociclistas. Em 2014, esse número era ainda mais assustador: superava a marca de 8 mil indenizações! Vale ressaltar que usar o capacete e a roupa adequada, além de ter atenção redobrada aos pedestres, são fundamentais para trafegar nas ruas nesse período.

E os pedestres, hein?
Achou que não íamos falar dos foliões? Afinal de contas, eles são o centro das atenções nesse período por serem muitos pelas ruas desse Brasil. De acordo com os nossos dados, foram 1.627 indenizações pagas para acidentes envolvendo pedestres em 2014. Apesar do número ter caído para 439 em 2018, ainda é muita coisa, né? Então, já sabe: nada de andar pela rua distraído ou olhando o celular. 😉

Uma volta pelo Brasil
A gente sabe que as maiores festas de Carnaval se concentram no Nordeste e no Sudeste, e são justamente essas regiões que lideram o ranking de indenizações nos últimos cinco anos. Juntas, elas ultrapassaram a média de 2 mil casos indenizados! Já a Região Sul, totalizou 589 indenizações pagas, seguido por Centro-Oeste e o Norte, que concentram 294 indenizações.

Dias e horários com mais acidentes
A folia começa muito antes, mas o maior índice de acidentes entre 2014 e 2018 aconteceu nos sábados e domingos de Carnaval: foram mais de 40% das ocorrências. No ano passado, o período do anoitecer e parte da manhã foram os de maior número de acidentes, responsáveis por 22% e 24% das indenizações pagas, respectivamente.

O que não faltou foi número por aqui, né? É graças a eles que podemos entender melhor o universo do trânsito brasileiro e, claro, sinalizar onde é preciso investir ainda mais em conscientização e prevenção. Curtiu? Então deixe seu comentário por aqui e compartilhe com seus amigos!

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Cuidados com o trânsito durante o Carnaval

Faltam poucos dias para o início oficial do Carnaval, um dos períodos do ano mais amados pelos brasileiros! ♥ Seja caindo na folia ou pegando a estrada, a regra é clara, pessoal: com o aumento do trânsito de veículos, motoristas e pedestres precisam ter atenção redobrada. Os números não mentem e comprovam a imprudência, galera. No mesmo período do ano passado, o Seguro DPVAT indenizou mais de três mil vítimas de acidentes de trânsito em todo o país. 🙁 De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram 1.600 pessoas autuadas por embriaguez ao volante, 4.517 pelo não uso de cinto de segurança, e 690 multas por falta de uso de capacete. E o que podemos fazer para mudar esse cenário? Separamos algumas ações indispensáveis e que podem colaborar muito para a sua segurança no trânsito. 😉 Vem com a gente!

Para quem vai...
Não tem outro jeito, pessoal. Antes de viajar, é mais do que necessário fazer aquela revisão bacana no veículo. Isso já evita riscos ou inconvenientes no meio do trajeto e, claro, acidentes de trânsito. A principal dica: procure uma oficina com antecedência e, se possível, de confiança. E peça para darem uma olhada naqueles itens básicos de sempre: freios, suspensão, injeção eletrônica, carga de bateria, faróis e lanternas, palhetas dos limpadores, entre outros que você ache necessário.

Outra coisa fundamental é a organização pré-viagem! Tudo na vida exige um planejamento prévio, e na hora de viajar não seria diferente, né? E isso vai muito além da escolha do destino ou do melhor caminho para chegar até ele. Muitos motoristas se esquecem desse pequeno detalhe que faz uma grande diferença para o veículo e para quem dirige. Verificar se a habilitação é condizente com o veículo que você vai conduzir; checar se toda a documentação está regular, e se o condutor está em condições emocionais de dirigir fazem parte dessa organização para qualquer viagem mais longa. A quantidade de combustível necessária e a condição das estradas do caminho também precisam ser considerados.

E para quem fica...
Se você estará a pé pelos bloquinhos da cidade, esse recado também é para você! Pedestres devem se manter atentos e procurar atravessar a rua utilizando as faixas ou passarela. Se estiver com crianças, segure-as pelas mãos, principalmente próximo a ruas e avenidas mais movimentadas. Se precisar falar ao celular, seja por mensagem, ou por telefone, não faça isso enquanto estiver caminhando. Afinal, você precisa estar atento aos demais foliões e, claro, aos veículos que podem passar por você. 😉

Bebeu e vai dirigir? Essa aí é furada e já está mais do avisada, galera! Não é porque é período de festa que pode misturar álcool e direção. Essa é a causa de muitos acidentes nesse período. Além de infração grave, é um ato de irresponsabilidade que expõe pessoas inocentes a riscos desnecessários e danos irreversíveis.

Aliás, aposte no transporte público! Além de não pegar longos congestionamentos, você evita possíveis danos ao seu veículo. Caso você tenha ingerido qualquer quantidade de bebida alcoólica, não assuma a direção do veículo de jeito nenhum! Você pode eleger o motorista da rodada entre os seus amigos ou chamar um táxi ou motorista por aplicativo. E por falar nisso, não é porque você é o passageiro que não vai se proteger, né? Ao entrar no carro, já coloque o cinto de segurança.

E aí, curtiram nossas dicas? Então, anote tudo e curta muito esse Carnaval com segurança!


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#DPVATExplica: conheça as vantagens do modelo de gestão centralizada do Seguro DPVAT

Vocês já devem ter lido aqui no blog Viver Seguro no Trânsito, o quanto o Seguro DPVAT já foi aperfeiçoado desde a sua criação, em 1974. E uma dessas mudanças aconteceu em 2007, quando foi criado o formato de Consórcio, com a Seguradora Líder concentrando as operações do Seguro. Mas você sabe quais são as vantagens desse modelo? Foi pensando em tirar todas as suas dúvidas que criamos mais essa edição do #DPVATExplica! Vamos nessa? ;)

Por que a criação de um consórcio?
É bem simples, galera! Em 2007, foi construído um modelo de consórcio com uma seguradora líder centralizando as operações administrativas e judiciais do Seguro DPVAT, permitindo mais unidade à gestão e agilidade no atendimento à população. Qualquer seguradora autorizada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) a operar no país no segmento de seguros de danos e/ou pessoas pode, facultativamente, aderir ao Consórcio de Operações do Seguro DPVAT, atualmente formado por 73 seguradoras consorciadas.

E o que mudou com esse modelo?
O modelo de operação do Seguro DPVAT vigente até 1986, quando a contratação era feita, diretamente, com Seguradoras e Corretores de livre escolha dos proprietários de veículos, tinha elevada inadimplência e baixa adesão, com milhares de demandas judiciais, tornando lento o processo de indenizações e não permitindo uma ofensiva eficaz contra os fraudadores.

Agora, qualquer vítima de acidentes de trânsito, e seus beneficiários, dê entrada no Seguro DPVAT em qualquer um dos quase 8 mil pontos de atendimento distribuídos pelo Brasil, sem necessidade de identificação dos envolvidos no acidente ou da seguradora responsável pela apólice. A rede de atendimento do Seguro DPVAT conta com agência dos Correios, corretores parceiros, ou uma das seguradoras que faz parte do Consórcio do Seguro DPVAT.

Isso ajudou no combate às fraudes?
Ajudou e muito, pessoal. Isso permitiu a adoção de políticas mais rígidas de combate às fraudes ao Seguro DPVAT. Aqui na Seguradora Líder, temos uma área inteirinha dedicada ao Combate às Fraudes, que é responsável por monitorar os processos envolvendo o pagamento do Seguro DPVAT a fim de detectar irregularidades. Conseguimos checar todos processos e submetê-los a modernas técnicas de verificação.

E aí, gostou da viagem pelo universo do modelo de gestão do Seguro DPVAT? É muita coisa que a gente nem imagina, né? ;) Deixe sua opinião aqui nos comentários. =)


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#BonsExemplos: O que está sendo feito para reduzir os acidentes de trânsito no país?


De acordo com dados da Seguradora Líder, de janeiro a novembro de 2018, foram pagas mais de 290 mil indenizações em todo o país. É fato, pessoal: os números só comprovam como pequenas atitudes, como exceder o limite de velocidade, dirigir sem cinto de segurança, avançar no sinal vermelho, e estacionar em local não permitido, podem ser algumas das razões para esse dado ainda ser tão alarmante. 😟

A boa notícia é que tem muita ação bacana sendo implementada no país voltada à educação e conscientização, prevenção de mortes e outros danos causados pelos acidentes de trânsito. Vamos conferir algumas delas? 😉

Diagnóstico das rodovias
Já falamos sobre a Operação Rodovida por aqui, mas a ideia é tão bacana que fazemos questão de reforçar, galera! Realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), tem o objetivo de intensificar a fiscalização no trânsito em períodos de maior circulação de veículos nas rodovias federais.

A PRF fez uma análise mais profunda dos acidentes que acontecem nas estradas do país, levando em conta a frequência, os horários e as causas dessas ocorrências. Assim, ficou mais fácil garantir que a fiscalização seja intensificada nestes percursos para coibir práticas perigosas como ultrapassagens irregulares, excesso de velocidade, consumo de álcool, atropelamento de pedestres e trânsito irregular de motocicletas. A próxima operação acontece no período do Carnaval, entre 22 de fevereiro e 9 de março de 2019. 😉

Mãos à obra
Sabiam que existe o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, o PNATRANS? É, galera! Essa sigla foi acrescentada ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e propõe um grande desafio aos órgãos de trânsito, transporte, saúde, justiça e educação pelos próximos dez anos: reduzir, no mínimo, pela metade o índice nacional de mortes nas rodovias! As metas foram determinadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e tem como objetivos melhorar a mobilidade urbana, promover a convivência harmoniosa entre condutores, pedestres e ciclistas, e, claro, preservar vidas, já que o trânsito é umas das principais causas de mortes de pessoas no mundo. 😟

“Drogômetro” em ação
É isso mesmo que você está pensando! Se a fiscalização foi intensificada pela Lei Seca, a tendência é o cerco se fechar ainda mais para os condutores infratores, galera. É que o Governo Federal quer atuar também para detectar o uso de outros tipos de drogas no trânsito. A ideia é verificar, por meio da saliva, a presença de entorpecentes. Esse tipo de fiscalização já é feita em países como Estados Unidos, França e Itália, mas, por aqui, ainda não há prazos para a implantação do “drogômetro”. E a gente seque de olho! 😉

Lupa nos transportes
Outra parceira importante nas fiscalizações de trânsito é a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). Por meio de fiscalizações nos serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros, a agência verifica se as empresas cumprem as normas técnicas previstas na legislação. 😊

Ufa, tem muita coisa sendo feita né, pessoal? Ainda bem! E você? Sabe de alguma ação bacana para reduzir acidentes de trânsito no seu Estado, município ou bairro, e quer compartilhar com a gente? Escreva aqui nos comentários! 😉 Juntos vamos mais longe, né? Até a próxima!😊


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Conheça as novas tecnologias para melhorar a segurança no trânsito

Já imaginou um mundo com carros cada vez mais inteligentes? A indústria automotiva já percebeu essa tendência e têm investido em funcionalidades para melhorar o conforto de quem dirige e, claro, a segurança no trânsito. O resultado foi exibido na edição 2019 do Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, nos Estados Unidos, a maior feira de tecnologia de consumo do mundo, que foi invadida por novidades para o setor. Para te deixar por dentro de tudo, separamos algumas delas no post de hoje! Vamos conferir? 😉

Câmera de ré translúcida
Um dos destaques da CES 2019 foi o “XtraVue”, mecanismo que permite ao motorista ter uma visão de raio-X do carro e enxergar alguns perigos que não estão à vista. O sistema é composto por um conjunto de câmeras que permitem ver desde um congestionamento à frente para que o condutor opte por mudar de caminho, até enxergar com antecedência uma vaga para estacionar. Para isso, o dispositivo mescla informações de sensores internos e externos dos carros com dados armazenados na nuvem.
Confira o vídeo:

Instrutor virtual
Outro destaque da feira foi o assistente virtual que ajuda o motorista com dicas de condução. O sistema coloca um avatar no banco do passageiro, que é visto por meio de óculos de realidade aumentada. No futuro, a ideia é que um holograma da assistente virtual seja transportado para a cabine do carro. Já pensou? 😮
Confira o vídeo:

Cheiro de acordo com o humor
É isso mesmo! O conceito tem como ideia perceber o que o motorista está sentindo para deixar o ambiente mais agradável e animado. A tecnologia chamada de "Read Motion" faz uma leitura facial, além de considerar os batimentos cardíacos e a temperatura corpórea dos passageiros. A funcionalidade permite que o carro mude o cheiro do ambiente, e até mesmo esquentar ou resfriar a cabine.
Confira o vídeo:

É carro ou smartphone?
O "Digital Cockpit" é um painel totalmente digital para os passageiros do assento traseiro. Assim como faz um smartphone, o sistema pode ser totalmente customizado de acordo com o gosto do usuário. Por meio de câmeras, a inteligência artificial reconhece o passageiro ou motorista, e ajusta os bancos, a temperatura ambiente e até trilha sonora do carro de forma automática.
Confira o vídeo:

O post de hoje mostrou que tem muita gente pensando em soluções para melhorar a nossa experiência no trânsito. E você, o que achou dessas invenções? Compartilhe a sua opinião com a gente aqui nos comentários! 😉





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Clubes de futebol precisam investir em segurança no trânsito

Por Rodolfo Rizzotto, Coordenador do SOS Estradas

No futebol, não existe cultura de prevenção de acidentes de trânsito, nem mesmo quando o valor do ser humano atrás do volante atinge cifras estratosféricas, como no caso dos craques do esporte.

Recentemente, o jogador da Juventus, da Itália e da seleção brasileira, Douglas Costa, cujo passe é avaliado em mais de R$ 200 milhões, sofreu um acidente grave. Apesar de ter saído praticamente ileso, o ocupante do outro veículo ficou ferido gravemente. No início da carreira, Douglas foi flagrado dirigindo sem habilitação em Porto Alegre, o que não é um bom sinal.

Cristiano Ronaldo também sofreu um acidente há alguns anos e sua Ferrari ficou completamente destruída. Até mesmo jogadores como Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho e Neymar já sofreram acidentes de trânsito que, por sorte, foram de menor gravidade. Há também casos históricos com vítimas fatais, como o ocorrido com Edmundo, ou a trágica morte de Dener, atleta do Vasco e da seleção, considerado, nos anos 90, uma promessa do esporte. Na época, além do drama humano, sua morte também causou um grande prejuízo ao clube. Outros exemplos estão em acidentes de ônibus com jogadores que, além de deixar mortos e feridos nas estradas, deixou alguns atletas inválidos e outros sem conseguir voltar a jogar em alto nível.

O que é impressionante é que nem mesmo atletas como Douglas Costa ou Cristiano Ronaldo, cujo valor dos passes superam as centenas de milhões, recebem orientação do clube ou de seus empresários sobre os cuidados que devem ter como condutores ou passageiros. É comum, por exemplo, assistirmos equipes chegando para os jogos com atletas de seleção e até repórteres famosos festejando e dançando em pé nos ônibus, se esquecendo que uma colisão, mesmo que a baixa velocidade, sem o cinto de segurança, pode tirar um atleta do jogo, da temporada ou até mesmo, da carreira. Por isso, é importante que os clubes invistam em criar atletas conscientes sobre várias questões, afinal, eles serão os ídolos do futuro e exemplo para os jovens.

Cuidar do transporte dos atletas e estimular a cultura de segurança, além de ser uma forma de ajudar na divulgação positiva dos jogadores e do clube, ajuda a preservar o patrimônio dos mesmos. Não podemos esquecer que a segurança no trânsito é um bom negócio e precisa entrar em campo no futebol.



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Volta às aulas: todo cuidado é pouco no trânsito

O período das férias escolares chegou ao fim e, ao contrário do que muitos pensam, esse também é um período que exige bastante cuidado e atenção no trânsito. Além de te explicar o porquê, vamos dar uma porção de dicas para esse momento. Ficou curioso para conferir? Então, é só continuar acompanhando o nosso post! ;)

Acidentes de trânsito são a principal causa de morte de crianças e adolescentes no Brasil
De acordo com a ONG Criança Segura, atualmente, os acidentes de trânsito são a principal causa de morte de crianças e adolescentes com idades de cinco a 14 anos no Brasil. Todos os anos, cerca de 3,7 mil crianças dessa faixa etária morrem e outras 113 mil são hospitalizadas em consequência de acidentes de trânsito no país. E se a gente te contasse que, ainda de acordo com essa ONG, do total dessas mortes, 36% ocorreram quando as crianças estavam na condição de ocupantes de veículo e 30% foram devido a atropelamentos? A ONG Criança Segura monitora regularmente os dados relacionados a acidentes com crianças que acontecem no Brasil, usando a plataforma de dados do Ministério da Saúde, o Datasus.

Mas por que as crianças e adolescentes estão tão vulneráveis?
Isso acontece porque seus corpos são mais frágeis e ainda estão em desenvolvimento, galera. Devido a pequena estatura, por exemplo, elas não enxergam por cima de carros estacionados e também ficam escondidas do campo de visão dos motoristas. Além disso, o campo de visão dos pequenos é mais estreito que o dos adultos e, por isso, muitas vezes eles não veem um carro se aproximando, sendo incapazes de avaliar corretamente a distância. Isso se torna muito mais relevante quando analisamos o período de volta às aulas, onde, naturalmente, mais crianças circulam pelas ruas, não é mesmo?

O que fazer para mudar essa realidade, especialmente no período de volta às aulas?
A resposta é simples: prevenção. Por isso, para evitar situações de perigo, é preciso redobrar a atenção, diminuindo a velocidade ao se aproximar de escolas, respeitando as leis e a sinalização, além da preferência dos pedestres na faixa. A gente aproveita para reforçar que o cuidado também deve partir dos próprios estudantes, viu? Atitudes simples, mas que fazem toda a diferença, como embarcar e desembarcar sempre pelo lado da calçada, não se distrair com o uso do celular nas ruas, atravessar as vias preferencialmente na faixa de pedestres e menores de 10 anos andarem sempre acompanhados de adultos são alguns dos exemplos.

Ah, para os papais, volta às aulas é o momento de não deixar a gentileza de lado, viu? Que tal, na hora de deixar ou buscar o seu filho na porta da escola, parar o carro um pouco mais distante da entrada e ir a pé para evitar a fila dupla e atrapalhar outros motoristas? Fica a dica! ;)

E aí, gostou do nosso post de hoje? Então, que tal compartilhar com todo mundo que você conhece? Afinal, construir um trânsito mais seguro na volta às aulas é responsabilidade de todos nós! Nos vemos no próximo post aqui do Blog Viver Seguro no Trânsito. Até lá! ;)


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#DPVATExplica: entenda quais são as diferenças entre a invalidez permanente parcial e total

Responsável por cerca de 70% dos pedidos do Seguro DPVAT, mais de 3 milhões de indenizações foram pagas por invalidez permanente nos últimos dez anos. Mas você sabia que ela pode ser dividida, de acordo com a sua gravidade, entre total e parcial? E, para contar um pouco mais sobre os tipos de invalidez e mais detalhes sobre essa cobertura, preparamos mais uma edição do #DPVATExplica! Confira. ❤

O que é considerado invalidez permanente para fins de indenização do Seguro DPVAT?
A invalidez permanente é a perda ou a redução da funcionalidade de um membro ou órgão. A indenização do Seguro DPVAT pode ser pleiteada quando a sequela é resultado de um acidente causado por veículo automotor de via terrestre e é permanente, galera. Para isso, é preciso que, no momento da alta médica, seja comprovado que a recuperação ou reabilitação da área afetada é inviável. Outra observação importante é que a invalidez permanente pode ser total ou parcial, sendo subdivida em parcial completa ou incompleta, conforme a extensão das perdas anatômicas ou funcionais.

Quais são as diferenças entre invalidez parcial e total?
Os casos de invalidez parcial são aqueles em que o acidentado de trânsito perde ou tem a capacidade de realizar algumas de suas atribuições reduzida, mas nem todas são comprometidas. Os exemplos mais comuns são membros ou órgãos debilitados. Se a vítima, por exemplo, perde a visão de um olho permanentemente após um acidente de trânsito, esta é encaixada como invalidez parcial. Já se, no mesmo acidente, a vítima perder a visão dos dois olhos, a invalidez é considerada total. Lembrando que as sequelas devem ser permanentes, como explicamos aqui em cima!

Como se dá o cálculo do valor da indenização por tipo de invalidez permanente?
Para fins de indenização pelo Seguro DPVAT, o cálculo do valor da indenização por invalidez permanente se dá dependendo da gravidade da lesão, ou seja, se esta é total ou parcial, a partir da tabela prevista na Lei 6.194/74, que instituiu o Seguro. Dessa forma, nos casos de invalidez permanente total, o valor da indenização será de 100% do Limite Máximo de Indenização (LMI) em vigor, ou seja, de R$ 13.500 e, nos casos de invalidez permanente parcial, o valor da indenização corresponderá ao percentual do segmento corporal com perda anatômica/funcional previsto diretamente na tabela sobre o Limite Máximo de Indenização (LMI) em vigor. ;)

Qual a documentação solicitada para dar entrada no pedido?
Assim como nas demais coberturas, o principal documento para dar entrada no pedido de indenização do Seguro DPVAT por invalidez permanente é o Boletim de Ocorrência (B.O), galera. Outro documento importante é o Laudo Conclusivo do IML, que se faz necessário para atestar a invalidez permanente e qualificar o tipo e o grau das lesões físicas ou psíquicas sofridas pela vítima. Você confere as demais documentações no site da Seguradora Líder clicando aqui. Anotou? ;)

E aí, tem alguma dúvida sobre a indenização por invalidez permanente que a gente não abordou aqui em cima? Então, não esquece de deixar para a gente aqui nos comentários. Respondemos rapidinho! ;) Nos vemos na próxima edição do #DPVATExplica!


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#BonsExemplos: saiba mais sobre o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito

Que tal começarmos o mês com um bom exemplo? Dando continuidade à série aqui no blog, vamos falar sobre o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que tem o objetivo de reduzir pela metade o número de acidentes com vítimas fatais até o ano que vem. Confira agora todos os detalhes!

O que é o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito?
Inspirado na Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020), iniciativa da ONU na qual governos de todo o mundo se comprometem a tomar novas medidas para prevenir os acidentes no trânsito, o Governo de São Paulo criou, em 2015, o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito com objetivo de reduzir pela metade o número de vítimas fatais em São Paulo até 2020. Para atingir essa meta e salvar milhares de vidas, o governo intensificou esforços em cinco pilares de atuação: gestão da segurança viária, vias mais seguras, veículos mais seguros, usuários mais conscientes e resposta pós-acidente. E, se você gosta de números assim como a gente, saiba que, desde sua criação, o Movimento ajudou a salvar a vida de cerca de 630 pessoas em todo o Estado de São Paulo. Muito amor envolvido! ♥

Como se dá a atuação do Movimento Paulista?
O Movimento Paulista atua como agente articulador para ampliar o envolvimento de parceiros da sociedade civil e a integração de trabalhos de instituições e empresas privadas que compartilham responsabilidades relacionadas ao tema, como associações de fabricantes de veículos, gestores de rodovias, bancos e seguradoras. Outra vertente bem bacana do programa é que ele age, ainda, por meio da produção de dados e informação de qualidade e da implementação de ações de intervenção direta no sistema viário paulista, com ações para a redução de fatalidades causadas por acidentes de trânsito. \o/♥

Inovação na pauta do Movimento Paulista: saiba mais sobre o Infosiga e Infomapa
Para auxiliar na elaboração de políticas públicas relacionadas à segurança no trânsito, o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito também é responsável pela criação do Infosiga SP, um banco de dados que reúne informações de acidentes de diversas fontes, como Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.

Atualizado mensalmente, o Infosiga SP fornece dados de faixa etária e gênero da vítima, tipo do veículo envolvido e perfil do acidente. Com ele, é possível traçar um diagnóstico mais preciso das características dos acidentes e, assim, planejar e estabelecer políticas públicas mais eficazes de prevenção em benefício de toda a sociedade. Bem legal, não é mesmo? ♥

Mas não para por aí! Outra solução inovadora foi a criação do Infomapa SP, que traz a posição geográfica das ocorrências com vítimas fatais no Estado. Nele é possível ver a localização dos acidentes com automóveis, motocicletas, pedestres, ônibus, caminhões, bicicletas e outros que causaram mortes, com indicações da faixa etária da(s) vítima(s), o período em que aconteceu o acidente (manhã, tarde, noite e madrugada) e o tipo de ocorrência. ♥

Quer conhecer mais sobre o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito? Então, clique aqui para conhecer mais sobre a iniciativa e não esquece de dizer para a gente aqui embaixo nos comentários o que você achou. Esperamos por você! ;)


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