Ir para conteúdo principal Ir para menu principal Ir para menu do rodapé Ir para menu Categoria Ir para menu Arquivo
Logon

Viver Seguro no Trânsito

Nós estamos fazendo nossa parte. E você?
Início do conteúdo

Arquivos mensais: Outubro 2019

Berlim é eleita a cidade líder mundial em mobilidade urbana


Você consegue imaginar as melhores cidades do mundo no quesito mobilidade urbana? A Kantar, empresa especializada em dados, insights e consultoria, realizou um estudo baseado em mais de 20.000 entrevistas com usuários de diferentes meios de transporte e viajantes em 31 cidades ao redor do mundo. Quer conhecer o resultado? Fique ligado no nosso post!

Berlim lidera o ranking mundial!

A capital alemã está em primeiro lugar quando o assunto é mobilidade urbana, de acordo com a pesquisa. Berlim está no topo por apresentar ampla infraestrutura de transporte público e compartilhamento de viagens, assim como, opções de viagens econômicas. Logo em seguida, vem Auckland, localizada na Nova Zelândia, e Moscou, ficou em terceiro lugar.

Por não apresentar infraestrutura variada e não preencher outros requisitos, São Paulo, a cidade representante brasileira na pesquisa, não obteve bom posicionamento do ranking. Das 31 cidades analisadas, a capital paulista ocupou o penúltimo lugar, ficando à frente apenas de Nairóbi, localizada no Quênia.

Propósitos e objetivos

As informações geradas por meio da análise das cidades foram produzidas a partir de entrevistas em profundidade com 53 dos principais especialistas em mobilidade do mundo. O intuito, além de apresentar o ranking, é que haja maior planejamento urbano e estratégias de negócios para novas e empresas já existentes do setor de transportes e mobilidades, melhorando a infraestrutura das cidades.

O que achou do ranking? E quer ler sobre algum assunto específico no blog Viver Seguro no Trânsito? Conta pra gente aqui nos comentários. Sua opinião é muito importante ;)



Continuar lendo

#BonsExemplos: Porto Alegre utiliza inteligência artificial para auxiliar o trânsito

Adoramos contar histórias com bons exemplos por aqui. E uma iniciativa que merece ser destacada é a de Porto Alegre. A prefeitura da capital do Rio Grande do Sul está trabalhando em um sistema com base em inteligência artificial, que tem como principal objetivo melhorar o fluxo do trânsito. Quer saber mais? Fique ligado no nosso post!

Conheça o Mapa da Fluidez:

Por meio da utilização do GPS (Global Positioning System), o deslocamento de motoristas de uma empresa especializada em mobilidade foram monitorados. Dados como a velocidade média dos motoristas; os pontos em que estavam parados; e semáforos onde há maiores atrasos foram analisados e, a partir disso, o Mapa da Fluidez foi gerado. Esse sistema foi desenvolvido pela empresa 99 Táxis, em parceria com a Empresa Pública de Transporte e Circulação. E olhem esses números: Porto Alegre possui 2,8 mil quilômetros de vias e quase 1.400 semáforos. 😱

A previsão é que o Mapa da Fluidez esteja disponível para visualização em breve, já que os dados estão sendo coletados desde julho. A ideia é que as informações coletadas sejam integradas à programação semafórica. Podem proporcionar, ainda, sugestões de melhorias no trânsito, como, por exemplo, o tempo de cada sinal de trânsito.

O tema foi destaque na Mídia, como você pode ver aqui.

Primeira cidade brasileira a receber a tecnologia

Esse tipo de coleta de dados já é conhecido e utilizado na China e foi capaz de gerar ações mais rápidas, devido ao monitoramento em tempo real, além de otimizar o tempo dos semáforos. Outro benefício desse recurso é a capacidade de analisar as medidas tomadas pelas autoridades do trânsito, fazendo com que um estudo de resultados seja feito de forma mais eficaz e eficiente.

Se você conhece alguma iniciativa, manda para gente aqui nos comentários! Sua opinião é super importante ;)


Continuar lendo

Da violência no trânsito não escapam nem as crianças

No início da tarde do dia 12 de outubro, quando o Brasil celebrava Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país, e as crianças comemoravam o seu dia, um acidente na rodovia Presidente Dutra revelou mais uma faceta dramática da violência no trânsito. Uma família viajava na região de Porto Real, próximo de Resende, estado do Rio de Janeiro, quando um caminhoneiro invadiu a pista contrária e colidiu com um automóvel em que estavam 4 adultos e um bebê de apenas 1 mês. Os pais viajavam para apresentar o recém-nascido para familiares e foram surpreendidos com a violenta colisão que matou todos os ocupantes do automóvel e o caminhoneiro, um total de seis vítimas fatais. O que levou o caminhoneiro a invadir a pista contrária está sendo investigado, entretanto, essa tragédia rodoviária mostra o quão frágeis somos todos, no trânsito. Principalmente as crianças que muitas vezes, sequer tem consciência do que seja um veículo.

Segundo dados da Seguradora Líder, que administra o Seguro DPVAT, até setembro desse ano 9.865 crianças e adolescentes entre 0 e 17 anos foram indenizados em função de acidentes em todo o país, ou seja, uma média de 36 vítimas por dia. Cerca de 70% ou 6.933 das indenizações foram pagas por invalidez permanente, ou seja, crianças que iniciam a vida inválidos. Outros 1.431 sinistros foram concedidos por mortes no trânsito. Mas quantas pessoas foram efetivamente atingidas por esses supostos acidentes? Afinal, muitos familiares dessas crianças não aparecem nas estatísticas, porque não estavam envolvidos nos acidentes, mas sofrem de uma dor que não há indenização que pague.

Como um avô ou avó que acaba de conhecer um neto vai se sentir ao saber que ele morreu com apenas 1 mês de vida ou ficou inválido? Por isso insistimos que é necessário conhecer as histórias que estão por trás das ocorrências. A imprensa poderia contribuir mais contando esses dramas, não para chocar, mas para fazer refletir. Noticiar apenas o acidente e os mortos, é pouco. Não dar dimensão do problema é muito menos do drama decorrente que chamamos de acidente.

Precisamos aprender com as tragédias, inclusive para que elas não se repitam, caso contrário, continuaremos tratando a morte no trânsito como fatalidade, como marcos quilométricos que deixamos para trás na longa estrada que esperamos percorrer, mas que para muitos, inclusive, crianças, numa curta viagem, uma rápida passagem pela vida.


Continuar lendo

12 de Outubro – Dia do Corretor de Seguros

Neste sábado, dia 12/10, não é comemorado apenas o Dia das Crianças, mas também o dia de um agente muito importante para o setor de seguros: os corretores. E nós não poderíamos deixar de falar desses parceiros que nos ajudam, todos os dias, a levar o Seguro DPVAT para mais perto da população brasileira. Quer saber um pouco mais sobre essa história? Então fique ligado nesse post especial do blog Viver Seguro no Trânsito.

Como tudo começou

Para entender o modelo de seguros como conhecemos hoje, temos que fazer uma viagem no tempo para o século XIV, na Itália. Foi em Gênova, em 1347, que foi celebrado o primeiro contrato de seguro e, na mesma época, não muito longe dali, em Florença, surgiam os primeiros profissionais especializados em intermediar os contratos de seguros entre pessoas de direito privado, os famosos corretores de seguros!

No Brasil, a profissão foi regularizada em 1964 e amparada pela Lei 4.594, que estabeleceu os parâmetros legais para o exercício da função. Somente em 1970, no I Encontro Mundial de Corretores de Seguros, na Argentina, que o dia 12 de outubro foi definido como Dia do Corretor de Seguros.

Como ser um parceiro do Seguro DPVAT?

Em nosso site está disponível o Canal de Corretores, que pode ser conferido aqui. Os interessados em ajudar a levar o Seguro DPVAT à toda população brasileira encontram, nesse canal, todas informações necessárias. Para realizar o cadastro no programa, é necessário demonstrar interesse através do e-mail relacionamento.canais2@seguradoralider.com.br. Atualmente já são mais de 146 corretores cadastrados como parceiros do Seguro DPVAT. 😉




Continuar lendo

A vida sobre duas rodas também merece respeito

A morte de um engenheiro em Belo Horizonte, que deixou dois filhos e sofreu traumatismo craniano após queda enquanto conduzia um patinete elétrico, é mais um alerta para a sociedade sobre os riscos da proliferação dos transportes alternativos em duas rodas, sem o uso de equipamentos de segurança e regulamentação mínima. Somente na capital mineira, já foram atendidas mais de 100 pessoas após acidentes envolvendo patinetes.

Outras ocorrências vêm se multiplicando com usuários em suas velozes e pesadas bicicletas elétricas em todo país. Sem falar em ciclistas que transportam refeições e outros produtos em enormes mochilas. No Rio de Janeiro, são milhares de jovens que circulam sem nenhum respeito às normas de trânsito em bicicletas improvisadas, a serviço de empresas de entrega. Trafegam no meio dos veículos, na contramão, invadem calçadas, naturalmente sem nenhum treinamento e/ou capacete. Colocam suas vidas em risco e, muitas vezes, dos pedestres.

Tudo isso amplia o leque de vítimas de acidentes sobre duas rodas. Nos últimos dez anos, o Seguro DPVAT pagou 3,2 milhões de indenizações por ocorrências envolvendo motocicletas e ciclomotores. Deste total, quase 200 mil pessoas morreram e 2,5 milhões ficaram com algum tipo de invalidez permanente. Os números ainda mostram que, na última década, os benefícios destinados a vítimas de acidentes com motos e as “cinquentinhas” representam cerca de 72% do total de pagamentos efetuados pelo seguro obrigatório (4,5 milhões). Entre 2009 e 2018, as indenizações pagas pelo Seguro DPVAT cresceram 28%.

São dados que não podem mais ser ignorados pelas autoridades e sociedade. Estamos há décadas patinando na adoção de medidas para evitar acidentes com veículos em duas rodas. Enquanto protelamos, as pessoas morrem ou ficam com sequelas. Decisões eficientes precisam ser tomadas para evitar que pessoas circulem em veículos de duas rodas sem respeitar normas rígidas de trânsito e segurança.


Continuar lendo

Conheça o aplicativo Modo Trânsito DPVAT

Você sabia que segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o celular já ocupa a terceira posição no ranking de principais causas de acidentes fatais no trânsito brasileiro? São 150 motoristas diariamente e, por ano, o número chega a 54 mil. Pensando em ajudar a reduzir esses números preocupantes, a Seguradora Líder lançou o aplicativo Modo Trânsito DPVAT. Quer saber mais sobre essa inovação? Fique ligado nesse post!

O que é e como funciona o Modo Trânsito DPVAT?

O Modo Trânsito DPVAT é um aplicativo lançado pela Seguradora Líder, que bloqueia o recebimento de ligações e mensagens enquanto o usuário dirige e envia recados automáticos às pessoas que fizerem contato. Se a tentativa de contato foi realizada por mensagem de texto ou ligação, o aplicativo retornará com um SMS. Caso seja feita por WhatsApp, o app enviará uma mensagem automática pelo mesmo canal. Além disso, a ferramenta conta com opções de textos prontos, mas o motorista também pode personalizar as mensagens para contatos específicos e grupos de contatos, além de compartilhar automaticamente sua localização no momento do envio do alerta.

Onde você encontra o Modo Trânsito DPVAT?

Por enquanto, ele está disponível apenas para Android, em breve a versão para iOS deve ser lançada. Para fazer download do app, você vai precisar fazer um cadastro com um e-mail de login e senha, porém a opção de login pelo Facebook ou Google também é possível. Depois disso, será necessária a criação das respostas automáticas ou a escolha de uma das respostas padrão. E o seu aplicativo está pronto para o uso! Basta clicar em “Ativar” quando for iniciar a sua viagem.

Curtiu a iniciativa? Busque na Google Play e baixe já o Modo Trânsito DPVAT. Faça parte de um trânsito mais seguro e divulgue essa ideia!


Continuar lendo

Imagine se toda a população de Florianópolis morresse em acidentes de trânsito

Nos últimos 10 anos, foram pagas mais de 485 mil indenizações do Seguro DPVAT para a cobertura de morte em acidentes de trânsito, o equivalente a população de Florianópolis, em Santa Catarina. Durante a Semana Nacional do Trânsito, entre os dias 18 e 25/09, aproximadamente 700 pessoas terão morrido em acidentes em todo o país. Além disso, terão deixado outros 7 mil feridos. O que para muitos são números e estatísticas, para as famílias das vítimas são dramas, vidas brutalmente interrompidas.

Embora as autoridades tenham sua parcela de culpa nessa carnificina nas nossas estradas e ruas, a grande responsabilidade é da sociedade. Temos que assumir nossa postura em defesa do trânsito seguro. Hoje, muitas pautas ocupam as discussões diárias, como a preservação do meio ambiente e a exploração do trabalho infantil no Brasil e no mundo. Mas pouco fazemos em prol da segurança no trânsito. Todos os brasileiros correm riscos diariamente, sejam como pedestres, passageiros ou condutores. Isso faz parte da nossa rotina, mas não nos mobilizamos como o tema exige.

Por isso, consideramos que a Semana Nacional do Trânsito passar sem ajudar a mudar efetivamente o quadro, os corpos continuarão a ser esquecidos, as famílias vão chorar seus mortos. E vamos esperar, que as coisas mudem no próximo ano.


Continuar lendo

Dia do Idoso: Seguro DPVAT indenizou mais de 200 mil vítimas acima de 65 anos na última década

No dia 1º de outubro, o Dia do Idoso é celebrado como uma oportunidade de valorizar a faixa etária e refletir sobre os cuidados necessários para quem tem mais de 65 anos. Quando o recorte é feito nos dados do trânsito, os números não são animadores 😔 De acordo com os nossos números, mais de 201 mil indenizações foram pagas a vítimas de acidentes de trânsito com mais de 65 anos, entre os anos de 2009 e 2018.

A análise dos dados do Seguro DPVAT mostram que cerca de 60% das vítimas idosas estavam na condição de pedestres no momento do acidente e os automóveis foram responsáveis pela maior parte das colisões, somando 49% dos benefícios. Além disso, cerca de 55% dos idosos indenizados pelo Seguro DPVAT, nos últimos dez anos, ficaram com algum tipo de sequela permanente. Mais de 55 mil benefícios foram pagos a familiares de vítimas fatais na terceira idade, enquanto a cobertura por reembolso de despesas médicas e hospitalares alcançou cerca de 35 mil indenizações. 😱

Em relação aos veículos, as motocicletas foram as principais responsáveis pelas indenizações pagas pelo Seguro DPVAT e somaram mais de 78 mil benefícios concedidos. Os acidentes com ônibus, micro-ônibus e vans tiveram mais de 12 mil pagamentos, enquanto os com caminhões e pick-ups concentraram mais de 11 mil sinistros.

Entre os dados regionais, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul foram os que mais apresentaram idosos indenizados pelo Seguro DPVAT na última década. Já Distrito Federal, Roraima e Amapá registraram as menores estatísticas.


Se você faz parte desse grupo ou conhece alguém que seja, lembre-se de não andar próximo ao meio-fio, peça ajuda sempre que precisar, seja pra atravessar a rua ou se locomover em transportes públicos, e não tenha pressa! Saber as limitações é essencial para evitar riscos desnecessários ;)


Continuar lendo

Página 1 de 1