Ir para conteúdo principal Ir para menu principal Ir para menu do rodapé Ir para menu Categoria Ir para menu Arquivo
Logon

Viver Seguro no Trânsito

Nós estamos fazendo nossa parte. E você?
Início do conteúdo

Arquivos mensais: Dezembro 2020

Em dezembro, fatalidades de trânsito superam média anual: saiba como se prevenir

Por conta do período de férias e das festividades de fim de ano, órgãos de trânsito alertam para um aumento no número de acidentes e de mortes durante o mês de dezembro na comparação com a média dos demais meses. De acordo com o programa “Respeito à Vida”, do Detran.SP, a elevação não se restringe às rodovias e o índice chega, por exemplo, a dobrar nas cidades do litoral paulista.

Para se ter uma ideia, o Seguro DPVAT pagou mais de 32 mil indenizações para pessoas acidentadas nas ruas, estradas e rodovias do país em acidentes ocorridos em dezembro do ano passado. Destas, cerca de 67% dos foram para Invalidez Permanente, ou seja, para pessoas que ficaram com uma lesão irreversível após o acidente de trânsito. Quando analisadas somente as indenizações por morte, foram mais de 10% do total.

Nós, do Blog Viver Seguro no Trânsito, reunimos algumas dicas para que você possa cuidar da sua segurança e a de terceiros:

1. Não use o celular enquanto estiver dirigindo

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as chances de um motorista utilizando o celular se envolver em um acidente aumenta 400%.

2. Faça a manutenção periódica do seu veículo

Antes de pegar a estrada, atente-se aos pneus, freios, faróis, nível de óleo e água.

3. Respeite os limites de velocidade

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece um limite de velocidade para cada tipo de via. Por isso, ao longo do trajeto, estar atento às sinalizações é essencial.

4. Nunca dirija sob o efeito de substâncias tóxicas, álcool ou remédios

Para uma direção segura e tranquila, pegue o volante somente se estiver em plenas condições mentais, físicas e emocionais.

5. Cuide também dos não-motorizados

Os veículos maiores devem sempre cuidar dos menores, como com as bicicletas e, é claro, de todos com os pedestres, que também fazem parte do trânsito. Em 2019, a partir dos dados do DPVAT, os pedestres ficaram em 2º lugar nas indenizações por acidentes fatais no período, assim como nos acidentes com invalidez permanente.

>Contran lança tema para campanhas educativas em 2021

E, trabalhando sempre para um trânsito cada vez mais seguro por meio da conscientização da sociedade, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, na última semana, o novo tema para as campanhas educativas de 2021.

O mote “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas” será utilizado para subsidiar todas as ações voltadas para a segurança viária organizadas pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

“O objetivo das nossas campanhas educativas é salvar o maior número de vidas no trânsito. Vamos começar o próximo ano com o tema que traz a responsabilidade como elemento principal, levando mais segurança e educação para todos os condutores do país. O Contran, mais uma vez, está empenhado em colaborar para que as ações possam evitar os acidentes e conscientizar a sociedade”, afirmou o presidente do Contran e diretor-Geral do Denatran, Frederico Carneiro.


Continuar lendo

Página 1 de 1