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Viver Seguro no Trânsito

Nós estamos fazendo nossa parte. E você?
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Linguagem das estradas garante uma viagem mais segura

Existem vários sinais que são utilizados para uma comunicação na estrada. Saber o significado deles é sempre útil e pode tornar a sua viagem mais segura e agradável, principalmente em período de férias.

Duas buzinadas rápidas em toques curtos é um “obrigado” sonoro. Piscar faróis com intervalos indicam aos motoristas que trafegam no sentido oposto que existem problemas adiante e devem reduzir a velocidade, podendo ser um acidente ou animal na pista. Se o veículo a frente ligar a seta da esquerda, significa que no momento, uma ultrapassagem não é prudente, porém, caso ligue a seta da direita, é um sinal de que, a princípio, há chances de uma ultrapassagem, mantendo sempre o cuidado em saber se o caminho está livre.

Lembre-se também de respeitar a sinalização da rodovia, as placas e sinalizações em horizontal são alertas e orientações do que fazer e não fazer. No caso de pane no veículo ou acidente sinalize o local, preservando em primeiro lugar a sua segurança e dos ocupantes dos veículos. No caso de rodovias federais, ligue imediatamente para o telefone da Polícia Rodoviária Federal (191) e peça ajuda.


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Está na hora de você escolher de que lado está

A importância das leis de trânsito, a conscientização dos motoristas e a punição para os infratores sempre são temas de discussão e ganham ainda mais notoriedade em momentos com aumento do número de acidentes, como o fim de ano. Dificilmente, o motorista que nunca teve uma multa grave estará envolvido em um acidente com vítimas fatais. Mas, na maioria absoluta, quando verificamos o histórico dos assassinos do trânsito lá estão diversas multas graves e gravíssimas. Muitos desses irresponsáveis conseguem fugir da punição, deixando um rastro de morte para trás e sem serem identificados. Outros, mesmo quando a culpa é evidente, conseguem protelar as condenações e garantir a prescrição ou penas alternativas.

Como se a dor dos familiares que perderam seus entes queridos pudesse ser paga com um punhado de quilo de feijão, como sempre compara Fernando Diniz, presidente da ONG Trânsito Amigo, que perdeu seu filho num acidente de trânsito causado por alguém que jamais foi punido. Assim como Diniz, cerca de 40 mil famílias choram seus mortos no trânsito todos os anos, conforme atestam os números de indenizações pagas pelo Seguro DPVAT na cobertura de morte.

Muitos dos que atacam as punições aos infratores alegam que precisamos de educação no trânsito e não punições. Sim, a educação no trânsito deve ser constantemente ampliada e propagada. Mas é preciso também lembrar que quem tem habilitação foi preparado e passou pela formação nas autoescolas, recebendo orientações sobre limites de velocidade, os locais em que a ultrapassagem é permitida, significado das sinalizações, etc.

Na Suécia, um dos povos mais educados do mundo, a tolerância com os infratores é zero. Na sociedade brasileira, é preciso assumir em que lado está da segurança do trânsito, e da preservação da vida, e aproveitar o novo ano para uma nova postura no trânsito.


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Beneficiários podem enviar documentos pendentes pelo site da Seguradora Líder

Os beneficiários que precisam entregar documentos que estão pendentes do seu pedido de indenização do Seguro DPVAT já podem fazer isso de forma prática e sem sair de casa! Legal né? Acompanhe o post do blog do Viver Seguro no Trânsito e saiba mais sobre essa nova iniciativa da Seguradora Líder para agilizar e simplificar o processo de análise e liberação dos pedidos do seguro de acidente de trânsito.

Como fazer?

O novo recurso para envio de documentação já está disponível no site da Seguradora Líder e pode ser encontrado clicando aqui. Para acessar, tenha em mãos o número do CPF e o número do sinistro.

Fique atento!

No primeiro acesso, fique atento a todas as orientações que aparecem na mensagem explicativa assim que a página abre no seu dispositivo! Toda a documentação pendente deverá ser enviada de uma única vez. Também é necessário seguir às orientações quanto ao formato e limite de tamanho de cada arquivo. Todos devem estar com a extensão em *pdf e a soma dos arquivos não pode ultrapassar os 128 MB.

Além disso, para poder concluir o envio de documentação nos pedidos de indenização pela cobertura de morte, é necessário que o material de todos os beneficiários previstos na cobertura, sejam enviados de uma única vez.

Não deixe de ler todas as orientações para que o envio seja feito corretamente e seu pedido consiga ser analisado de forma mais rápida. 😉


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Austrália lança câmera inteligente que permite identificar condutor com celular ao volante

Quando uma novidade tecnológica em benefício da segurança no trânsito é lançada em algum lugar do mundo, logo compartilhamos por aqui. ;) Muito se fala sobre os perigos de misturar celular e direção, certo? Mas ainda há quem não respeite a lei e dê aquela espiadinha nas mensagens e ligações enquanto dirige. Foi pensando nesses condutores que o estado de Nova Gales do Sul, na Austrália, saiu na frente e implantou uma Inteligência Artificial nos radares. A tecnologia permite identificar e multar motoristas que utilizam celulares enquanto dirigem. :o

O software é um dos pioneiros em identificar o uso indevido de celular ao volante. Ao todo, o sistema contará com 45 câmeras de alta definição capazes de detectar comportamentos suspeitos ao volante como, por exemplo, segurar o celular. Após coletadas, as imagens serão revisadas por um profissional para verificar a veracidade da infração.

As autoridades governamentais decidiram pela instalação do sistema após identificarem mais de 100 mil motoristas usando celulares no trânsito em apenas seis meses de monitoramento. Os novos radares custarão mais de R$ 250 milhões e a tecnologia deve ser adotada por outros estados da Austrália nos próximos meses. A expectativa é que a utilização das câmeras inteligentes reduza em até 30% as mortes no trânsito nos próximos dois anos. Muito bacana, né?

O costume de usar o smartphone enquanto dirige no Brasil não é muito diferente da Austrália, e é uma das principais causas de acidentes de trânsito no país. Pelo Código de Trânsito Brasileiro, não é permitido dirigir com apenas uma mão (com exceção de casos em que o condutor vai mudar de marcha, acionar equipamentos do veículo ou realizar sinais regulamentares de braço). A ação é considerada infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, e perda de 7 pontos na carteira de habilitação.

Já pensou se a moda dos radares com inteligência artificial pega por aqui? O que você achou dessa medida? Deixe sua opinião! ;)

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Credibilidade das estatísticas das vítimas de trânsito correm risco

Ao propor o fim do DPVAT, o Governo deixa o país sem a única fonte independente e confiável para sabermos quantos mortos, feridos e inválidos temos no Brasil em decorrência dos acidentes de trânsito. Como os números do DPVAT são baseados em indenizações pagas para os familiares dos mortos ou para as próprias vítimas, são os dados mais próximos da realidade. Inclusive, a metodologia é a mesma em todo o território nacional, permitindo identificar tendências, inclusive por tipo de condutores.

Foi por meio dos dados do Seguro DPVAT que ficou evidente o surgimento de uma geração de inválidos em decorrência de acidentes envolvendo motocicletas: descobrimos que mais de 70% das indenizações por invalidez permanente são pagas há anos aos condutores de motos, veículos que representam ¼ da frota nacional.

Pelos números fornecidos pelo seguro obrigatório sabemos sexo, faixa etária das vítimas fatais e feridas. Nem mesmo os dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nos permitem um histórico seguro pois, desde 2015, somente são registrados os acidentes com vítimas, e muitas das ocorrências com lesões leves não são registradas. Em outros casos, as vítimas desenvolvem complicações após o acontecimento e os que aparentemente não apresentam nenhuma lesão, podem, até mesmo, morrer, algum tempo depois do acidente.

Portanto, com o possível fim do DPVAT, ficaremos sem importantes dados de uma fonte independente.


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Vai pedalar? Se liga nas dicas!

Quando pensamos em um meio de transporte que estimule o bem-estar, que seja ecológico e econômico, a bicicleta é sempre a primeira opção que nos vem à cabeça, não é mesmo? Mas engana-se quem pensa que não existem boas práticas para pedalar nas vias, afinal de contas, os ciclistas também fazem parte do trânsito. Separamos abaixo, alguns cuidados para evitar acidentes ;)

Itens de segurança no dia a dia!

Nada de associar itens de segurança ao usar bicicletas somente aos esportes radicais ou atividades de risco. O perigo de quedas no trânsito é real e equipamentos como capacetes e luvas são imprescindíveis na hora de proteger o corpo. Seja para realizar um trajeto de longa distância ou para um passeio despretensioso, não esqueça de se proteger!

Seja visto!

Vai dar uma voltinha e o sol já se pôs? Garanta que a sua bike possui algum sistema de iluminação! Durante a noite, as bicicletas são ainda menos vistas pelos motoristas. A luz branca na frente e a vermelha atrás da bicicleta ajudam na hora de fazer com que os outros saibam se você está indo ou vindo. Pense nessa ideia ;)

Nas vias, redobre a atenção!

Não se esqueça que os carros parados podem embarcar e desembarcar passageiros, então esteja atento a abertura das portas e mantenha sempre uma distância segura! Procure andar pela faixa da direita, destinada aos veículos em menor velocidade. Além disso, lembre-se de sempre sinalizar sua trajetória aos motoristas. Evite acidentes!

Atenção, ciclista: o Seguro DPVAT está aqui para você!

Sofreu um acidente no trânsito envolvendo um veículo automotor? Conte com a gente! O Seguro DPVAT protege os mais de 210 milhões de brasileiros em casos de acidentes de trânsito. Caso a vítima se encaixe em uma de nossas coberturas (morte, invalidez permanente ou reembolso de despesas médicas), não hesite em procurar auxílio!


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Já conhece as lombofaixas?

Atravessar a rua é muito mais seguro quando utilizamos a faixa de pedestres, passarelas e respeitamos a sinalização de trânsito. Você já ouviu falar da faixa elevada? Conhecida como lombofaixa, elas não são uma exclusividade brasileira e já são utilizadas em países como Inglaterra, Alemanha, Holanda. Quer saber mais? Acompanhe o nosso post.😉

Para quem ainda não conhece, a faixa de travessia elevada nada mais é que uma junção da faixa de pedestres com uma “lombada”, expressão que faz alusão ao redutor de velocidade. O objetivo para a instalação dessa opção é que os motoristas deem prioridade aos pedestres no momento da travessia, fazendo com que, além de sinalização, haja um fator para diminuição da velocidade.

Cidades que já vem sendo #BonsExemplos ;)

Algumas cidades estão investindo na implementação das lombofaixas como medida de intervenção para a melhoria da acessibilidade e da segurança no trânsito do município. Um dos exemplos é Araraquara, no interior de São Paulo, que irá realizar, em novembro, uma campanha para abordar a questão das faixas elevadas como solução para ampliar a visibilidade dos pedestres e reduzir a velocidade dos veículos. Bacana né?

Outro município paulista que também está apostando na mesma solução é Mogi das Cruzes. Foram instaladas 15 lombofaixas em diversos pontos da cidade.

E você? Já viu alguma lombofaixa na sua cidade? Conta pra gente aqui nos comentários!


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Viajar de moto só é bom com segurança

Os motociclistas estão em toda parte da cidade e rodovias, muitos ainda inexperientes, mas não resistem à tentação de pegar a moto e partir para a estrada. Para viajar com segurança, os veteranos dão algumas dicas, e a primeira delas é: nunca pilotar cansado. Pode parecer improvável, mas tem gente que acaba cochilando na moto, principalmente em trechos mais monótonos. Antes de partir, verifique também se a sua documentação e a do veículo estão em dia. Faça uma revisão geral checando a pressão dos pneus, óleo do motor, lâmpadas, correntes e freio. Utilize sempre capacete, botas, luvas e casaco, e leve o mínimo de bagagem, até para a sua segurança.

Antes de viajar, pesquise as condições do tempo. Sob chuva forte, pare em lugar protegido e aguarde para seguir viagem. Dirija sempre com farol baixo aceso e procure viajar durante o dia, já que a visibilidade é maior para você e demais condutores. Caso viaje de noite, cheque o sistema de iluminação da sua moto, utilize capacete e roupas claras que contenham material refletivo. Mantenha sempre distância segura do veículo da frente. Dessa forma, há tempo para realizar uma manobra em caso de imprevisto. Lembre-se que o ponto cego dos veículos pesados é muito maior que dos carros. Nunca divida a faixa com outra moto, mesmo em pista dupla. Nas ultrapassagens, tenha muito cuidado e lembre-se que podem aparecer surpresas nas vias como animais, buracos e desníveis.

Muito cuidado com deslocamento de ar dos veículos pesados. Hoje, temos caminhões cada vez mais rápidos carregando até 40 toneladas. A simples passagem de uma carreta a 90 km/h pode derrubar um motociclista. Naturalmente, respeite as sinalizações e as leis do trânsito, e pare a cada 2 horas de direção e descanse cerca de 20 minutos para recuperar o reflexo.

Não esqueça que acidentes com motocicletas são responsáveis por mais de 70% das indenizações do Seguro DPVAT por invalidez permanente. Portanto, todo motociclista faz parte de uma população de grande risco. Viaje com segurança para não fazer parte das estatísticas.


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Berlim é eleita a cidade líder mundial em mobilidade urbana


Você consegue imaginar as melhores cidades do mundo no quesito mobilidade urbana? A Kantar, empresa especializada em dados, insights e consultoria, realizou um estudo baseado em mais de 20.000 entrevistas com usuários de diferentes meios de transporte e viajantes em 31 cidades ao redor do mundo. Quer conhecer o resultado? Fique ligado no nosso post!

Berlim lidera o ranking mundial!

A capital alemã está em primeiro lugar quando o assunto é mobilidade urbana, de acordo com a pesquisa. Berlim está no topo por apresentar ampla infraestrutura de transporte público e compartilhamento de viagens, assim como, opções de viagens econômicas. Logo em seguida, vem Auckland, localizada na Nova Zelândia, e Moscou, ficou em terceiro lugar.

Por não apresentar infraestrutura variada e não preencher outros requisitos, São Paulo, a cidade representante brasileira na pesquisa, não obteve bom posicionamento do ranking. Das 31 cidades analisadas, a capital paulista ocupou o penúltimo lugar, ficando à frente apenas de Nairóbi, localizada no Quênia.

Propósitos e objetivos

As informações geradas por meio da análise das cidades foram produzidas a partir de entrevistas em profundidade com 53 dos principais especialistas em mobilidade do mundo. O intuito, além de apresentar o ranking, é que haja maior planejamento urbano e estratégias de negócios para novas e empresas já existentes do setor de transportes e mobilidades, melhorando a infraestrutura das cidades.

O que achou do ranking? E quer ler sobre algum assunto específico no blog Viver Seguro no Trânsito? Conta pra gente aqui nos comentários. Sua opinião é muito importante ;)



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#BonsExemplos: Porto Alegre utiliza inteligência artificial para auxiliar o trânsito

Adoramos contar histórias com bons exemplos por aqui. E uma iniciativa que merece ser destacada é a de Porto Alegre. A prefeitura da capital do Rio Grande do Sul está trabalhando em um sistema com base em inteligência artificial, que tem como principal objetivo melhorar o fluxo do trânsito. Quer saber mais? Fique ligado no nosso post!

Conheça o Mapa da Fluidez:

Por meio da utilização do GPS (Global Positioning System), o deslocamento de motoristas de uma empresa especializada em mobilidade foram monitorados. Dados como a velocidade média dos motoristas; os pontos em que estavam parados; e semáforos onde há maiores atrasos foram analisados e, a partir disso, o Mapa da Fluidez foi gerado. Esse sistema foi desenvolvido pela empresa 99 Táxis, em parceria com a Empresa Pública de Transporte e Circulação. E olhem esses números: Porto Alegre possui 2,8 mil quilômetros de vias e quase 1.400 semáforos. 😱

A previsão é que o Mapa da Fluidez esteja disponível para visualização em breve, já que os dados estão sendo coletados desde julho. A ideia é que as informações coletadas sejam integradas à programação semafórica. Podem proporcionar, ainda, sugestões de melhorias no trânsito, como, por exemplo, o tempo de cada sinal de trânsito.

O tema foi destaque na Mídia, como você pode ver aqui.

Primeira cidade brasileira a receber a tecnologia

Esse tipo de coleta de dados já é conhecido e utilizado na China e foi capaz de gerar ações mais rápidas, devido ao monitoramento em tempo real, além de otimizar o tempo dos semáforos. Outro benefício desse recurso é a capacidade de analisar as medidas tomadas pelas autoridades do trânsito, fazendo com que um estudo de resultados seja feito de forma mais eficaz e eficiente.

Se você conhece alguma iniciativa, manda para gente aqui nos comentários! Sua opinião é super importante ;)


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