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Viver Seguro no Trânsito

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Confira algumas mudanças do novo Código de Trânsito Brasileiro

Na última semana, o Governo Federal sancionou a lei que faz alterações no Código de Trânsito Brasileiro. Com as mudanças, todo o universo do trânsito passa por alterações como, por exemplo, os sistemas de fiscalização e algumas flexibilizações na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Confira no post abaixo.

Em junho, o Projeto de Lei 3.267/2019, com o objetivo de alterar ou flexibilizar algumas regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), já tinha entrado na pauta de votação da Câmara dos Deputados, em caráter de urgência, conforme falamos em post no Viver Seguro no Trânsito. Agora, com a sanção presidencial que ocorreu no último dia 13, as seguintes mudanças foram aprovadas:

Aumento no prazo da CNH:

O aumento do prazo da validade da CNH foi a principal mudança. Ficou estabelecido pela lei que os condutores até 50 anos possuem dez anos para renovar a Carteira Nacional de Habilitação. Para motoristas entre 50 e 70 anos, o prazo se mantém de cinco anos, para os acima de 70 anos, a CNH possui duração de três anos. Para motoristas profissionais, o prazo permanece de cinco anos.

Além das mudanças no tempo de renovação, a nova lei também torna todas as multas leves e médias puníveis apenas com advertência, caso o condutor não seja reincidente na mesma infração nos últimos 12 meses. Há mudanças também no sistema de pontos que suspende a CNH: 40 pontos para quem não tiver infração gravíssima; 30 pontos para quem possuir uma gravíssima; e 20 pontos para quem tiver duas ou mais infrações do tipo.

Dados DPVAT

Em levantamento inédito realizado pela Seguradora Líder, o painel "Dados DPVAT" mostra que, para este ano, há uma previsão de queda de 19% no número de ocorrências em todo o país, considerando o período de isolamento social por conta da pandemia da Covid-19. A estimativa é que 229.646 vítimas sejam indenizadas pelo seguro por acidentes ocorridos este ano.

Apesar da redução, segundo dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), o Brasil permanece com uma média anual de 30 mil mortes causadas por acidentes.

E você? O que você acha dos números de acidentes projetados e quais medidas acredita que poderiam melhorar este cenário? Deixe aqui o seu comentário ;)





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Retomada das aulas para CNH no Brasil

Neste mês, o Detran autorizou a retomada das aulas presenciais do curso de formação de condutores em todo o Brasil, seguindo os protocolos sanitários e de segurança. Além disso, as cidades precisam estar ao menos na fase laranja de reabertura. Quer saber mais? Então dá uma olhada no post abaixo!

Durante o período de isolamento social, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) havia autorizado a realização das aulas teóricas na modalidade de ensino remoto, conforme falamos aqui no Viver Seguro no Trânsito, no post dia 30 de abril.

No entanto, frente à reabertura gradual da economia e a flexibilização da quarentena, as aulas presenciais para tirar a Carteira Nacional de Habilitação, assim como as entidades que ministram os cursos de habilitação para formação de instrutores e examinadores de trânsito, além de diretores de Centro de Formação de Condutores (CFCs), foram autorizadas a serem retomadas, contanto que de forma consciente. Para isso, será necessária a utilização de máscara, bem como disponibilização de álcool gel, prática do distanciamento social, com espaço entre carteiras e cadeiras escolares, higienização de balcões, computadores, maçanetas, corrimões e rampas de acessibilidade, entre outros equipamentos.

Outra medida importante é referente à utilização de ar-condicionado. De acordo com a orientação, portas e janelas das salas de aula devem ser mantidas abertas e a higienização reforçada, mas, caso seja necessário o uso do ar-condicionado, este deve ser utilizado no modo ventilação aberta.

Para a permanência na sala, o número de alunos por sala e o horário também serão limitados por decretos municipais, além das determinações de segurança já publicadas por cada cidade.

Até então, os cursos de especialização liberados são: transporte escolar, transporte coletivo de passageiros, transporte de emergência, transporte de produtos perigosos, transporte de cargas indivisíveis, motofrete, mototáxi com carga-horária de 30 a 50 horas.

Já os cursos de capacitação são os de diretor-geral, diretor de ensino, instrutor de trânsito, Examinador de Trânsito, instrutor de trânsito especializado, com carga-horária de 180 a 220 horas.

Vale lembrar que a fiscalização dos locais credenciados será mantida constantemente pelos Detrans de cada município.

E aí, o que você acha da flexibilização das medidas de segurança? Conta pra gente nos comentários!


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Evento discute Década da Segurança Viária

No dia 25 de setembro, profissionais do setor público e privado, especialistas em contextos globais da segurança viária, se reuniram para discutir o futuro do trânsito durante o webinar internacional “A Década da Segurança Viária: balanço e visão de futuro”,. Promovido pela Fundación MAPFRE no Brasil, o evento apresentou os avanços nos últimos dez anos e os desafios para o futuro, trazendo uma reflexão global sobre o tema.

Diretor do Departamento de Determinantes Sociais da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), Etienne Krug, relembrou que, na Terceira Conferência Ministerial Global sobre Segurança nas Estradas, mais de 1,7 mil participantes de cerca de 140 países adotaram a Declaração de Estocolmo sobre Segurança nas Estradas. Com isso, apelaram ao mundo para reduzir em 50% as mortes e os ferimentos no trânsito até 2030. No evento, Krug informou, ainda, que uma nova reunião com chefes de estado deve ser realizada até 2022, para discutir medidas de segurança viária no trânsito.

Já Vitor Pavarino, Oficial Nacional em Segurança Viária e Mobilidade Sustentável da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial De Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, avaliou que, na primeira década da segurança viária, as taxas de mortalidade no trânsito estabilizaram, apesar de ainda apresentarem dados preocupantes, principalmente, nas regiões Norte e Nordeste do país, com acidentes envolvendo motocicletas. Paravarino e destacou, também, que as mortes no trânsito são apenas a ponta do iceberg. Estima-se que a cada morte no trânsito, outras 70 lesões menores acontecem e outras 15 que necessitam de hospitalizações, sobrecarregando o sistema de saúde. "A área da saúde nunca esteve tão em evidência na segurança viária, como nos últimos 10 anos", concluiu.

Fechando o ciclo de palestrantes, Ernesto Mascellani Neto, Diretor-presidente do Detran-SP, avaliou a Década da Segurança Viária de acordo com dados do Governo de São Paulo, reforçando que o estado propôs iniciativas pioneiras e proativas, como o InfoSiga, que centralizou números e gerou grandes avanços no fornecimento de dados sobre acidentes de trânsito. Ernesto também falou sobre o lançamento do Programa Respeito à Vida, resultado da análise destes números.

Mediado pela Diretora de Sustentabilidade e da Fundación MAPFRE no Brasil, Fatima Lima, o evento pode ser conferido, clicando aqui.


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Combate à violência no trânsito ganha reforço para as políticas públicas

A importância de dados confiáveis sobre acidentes, mortes e feridos é praticamente unanimidade entre os que estudam violência no trânsito. Atualmente, há uma infinidade de estatísticas com metodologias completamente distintas como, por exemplo, os dados de rodovias computados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) que usam uma metodologia diferente da utilizada nas estradas.

A falta de padrão de dados acaba por impedir análises corretas acerca da violência no trânsito. Em 2014, por exemplo, foram registrados 169 mil acidentes nas rodovias federais e, de repente, este número baixou para 122 mil em 2015. Esta queda é facilmente explicada pela criação da Declaração do Acidente de Trânsito (DAT), em que o envolvido no acidente faz o registro, via internet, narrando o que ocorreu. Desta forma, quando não havia vítimas, e a PRF não precisava ir ao local da ocorrência, e os dados, naturalmente, caíram.

Diversos fatores que interferem nestes dados estatísticos como o próprio não registro por parte da vítima. Basta imaginar um condutor, com habilitação vencida, saindo da pista com três passageiros. Todos saem feridos, mas conseguem seguir a viagem, sem pedir socorro, porque o motorista seria punido por dirigir em tais condições. É difícil acreditar que ele registraria o ato no site da PRF, tendo apenas vítimas com ferimentos leves, quanto mais sobre a condição de CNH vencida. Por isso, o acidente não aparece nas estatísticas e, desta forma, fica difícil, sabermos o tamanho do problema no trânsito em nível nacional.

Responsável pelo pagamento de indenizações por morte, invalidez permanente e reembolso por despesas médicas e suplementares, o Seguro DPVAT costuma ter atribuída a ele a credibilidade dos números, já que o beneficiário precisa apresentar as documentações que comprovem os fatos. A boa notícia é que, diante deste cenário, a Seguradora Líder, administradora do consórcio do Seguro DPVAT, está colocando para consulta pública os dados por Estado, abertos e detalhados, visando colaborar para que as autoridades possam estabelecer políticas públicas adequadas à realidade que está acontecendo a sua volta.

Para saber mais sobre os dados disponibilizados pela Seguradora Líder clique aqui.


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Semana Nacional de Trânsito: Conheça o Podcast do Seguro DPVAT

Em nova iniciativa da Seguradora Líder, a sociedade brasileira pode se informar e ficar sabendo ainda mais sobre o Seguro do Acidente de Trânsito. Pega o fone e dá o play. O Podcast “A Voz do Trânsito”, do Seguro DPVAT, tá no ar! 🎙

Você já se perguntou como surgiu o Seguro DPVAT ou o que a sigla significa? Quer ficar mais ligado sobre o universo do trânsito e ouvir conteúdos exclusivos com autoridades sobre o assunto? Agora esses e mais conteúdos estarão disponíveis gratuitamente nas plataformas de streamming. Bacana, né?

Esta é mais uma iniciativa da Seguradora Líder com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o Seguro DPVAT e divulgar informações sobre um trânsito mais consciente e seguro, alinhada com as novas tendências de comunicação digital.

Os episódios estão disponíveis no site da Seguradora, nos aplicativos Spotify, Deezer, Google Podcasts e Pocket Casts. A cada episódio, uma nova informação e novos convidados. Bora ouvir? Então dá o play! ▶


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Semana Nacional de Trânsito: Mais de 209 mil indenizações concedidas pelo Seguro DPVAT em 2020

Educação e prevenção no trânsito são pautas constantes no Viver Seguro no Trânsito. Durante a Semana Nacional de Trânsito, o assunto se torna ainda mais pertinente devido aos altos números de acidentes no Brasil. De acordo com dados fornecidos pela OMS em 2019, o país está na quarta posição entre os países com mais mortes em acidentes de trânsito no mundo. Os dados do Seguro DPVAT confirmam os índices alarmantes. Se interessou pelo conteúdo? Então dá uma olhada no texto abaixo:

De acordo com o levantamento realizado pelo Seguro DPVAT, mais de 209 mil indenizações já foram concedidas para acidentados e parentes de vítimas até agosto deste ano. Mais da metade desses benefícios, cerca de 67% desse total, foram destinadas a pessoas que ficaram com alguma sequela permanente.

Assim como já foi mostrado em estudos anteriores, realizados pela Seguradora Líder, empresa que administra o Seguro DPVAT, os mais indenizados são os motoristas, totalizando 121.302 indenizações, seguido dos pedestres, com 61.244 benefícios concedidos. Os passageiros foram os menos atingidos e somaram 27.189 indenizações pagas pelo Seguro.

Durante o mês de setembro, ações de conscientização serão realizadas por inúmeras entidades e autoridades sobre o trânsito no país. O tema "Perceba o risco, proteja a vida" já foi apresentado por aqui e mostra que o assunto se faz cada vez mais necessário.

Como você contribui para um trânsito com menos violência e mais seguro? Conta para a gente! Seu comentário é muito importante :)


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Contran estabelece novas regras para fiscalização de velocidade

Durante reunião virtual realizada no dia 2 de setembro, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou novas regras para uso dos radares pelos órgãos de fiscalização. Nas novas definições, os radares - fixos e móveis- deverão considerar critérios técnicos bem definidos.

Os radares fixos só podem ser instalados em locais onde houver placas de sinalização indicando o limite máximo de velocidade da via. Além disso, nos locais em que houver redução do limite de velocidade, deve haver placas indicando a gradual redução. Outro ponto de destaque é proibição da instalação de radares em locais onde haja obstrução da visibilidade por placas, árvores, postes, passarelas, pontes e etc.

Entre as alterações aprovadas também estão a proibição do uso de equipamentos sem dispositivo registrador de imagem; a restrição do uso do radar do tipo fixo redutor em trechos críticos e de vulnerabilidade de usuários da via, especialmente, pedestres, ciclistas e veículos não motorizados; e a publicação da relação dos trechos e locais aptos a serem fiscalizados nos sites da autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via.

Para novos equipamentos, as regras entram em vigor no dia 1º de novembro. Já para radares em operação passam a valer a partir de 1º de novembro de 2021.

Para conferir todos os requisitos técnicos mínimos para a fiscalização da velocidade, veja a Resolução nº 798, de 2 de setembro de 2020, clicando aqui.

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Semana Nacional do Trânsito - Conheça ações programadas do Denatran

O mês de setembro chegou e, junto dele, as programações para a Semana Nacional do Trânsito. Esse é mais um momento para todo país refletir sobre como ter um trânsito mais seguro. Essa iniciativa está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e será marcada por ações da sociedade, instituições públicas e privadas, associações e organizações não governamentais e por todos os órgãos de trânsito, federais, estaduais, distritais e municipais.

Dentro desse contexto, o Denatran começou a fazer a divulgação da série de ações sobre trânsito que serão realizadas online, entre webinares, campanhas educativas e o primeiro Hackatran, que contará com soluções tecnológicas inovadoras para desburocratizar os serviços de trânsito e facilitar a vida dos brasileiros.

Os eventos estão previstos para acontecer entre os dias 18 a 25 de setembro e as demais informações e novidades serão divulgadas através das redes sociais do Denatran.

O blog "Viver Seguro no Trânsito" também não vai ficar fora dessa! Se você quer ficar por dentro do que vai rolar na Semana Nacional do Trânsito, fique ligado nas próximas publicações!

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Conheça o assistente virtual do Seguro DPVAT

Por aqui, estamos sempre pensando em formas de deixar você e toda a sociedade brasileira cada vez mais próxima do Seguro DPVAT. E nada como uma solução tecnológica simples para quem quer consultar o andamento do seu pedido ou tirar dúvidas sobre como acionar o benefício, fazer o pagamento anual, pedir restituições e muito mais. Para saber tudo sobre a essa novidade, fique ligado no nosso post!

Chegou o assistente virtual!

Na última quarta-feira, 18 de agosto, a Seguradora Líder lançou uma nova forma de atendimento: o assistente virtual do Seguro DPVAT já está disponível, pelo www.seguradoralider.com.br ou pelo whatsapp, para quem é fã de soluções online. Bacana, né? Ao iniciar o seu atendimento pelos canais, você seleciona entre as opções “Andamento do meu pedido de indenização”, para quem já tem um processo aberto e quer saber o status, e “Outros assuntos”, para quem tem dúvidas e quer enviar uma pergunta.

O que posso perguntar?

Entre os questionamentos que o assistente virtual está pronto para responder estão perguntas sobre documentação, o passo a passo para dar entrada, pontos de atendimento, valores das indenizações, como os proprietários de veículos podem pagar o seguro, o calendário de pagamento e como pedir restituições de valores pagos a mais ou em duplicidade.

Para quem prefere o atendimento via WhatsApp, é só entrar em contato por meio do (21) 96781-3444. Mas se você prefere entrar em contato através do nosso site, basta procurar o ícone abaixo, no canto inferior.

E quando o nosso assistente virtual não conseguir te ajudar, ele vai te transferir para um dos nossos atendentes!

Se você chegou aqui e continuou com alguma dúvida, nossos comentários e outros canais de atendimento estão à disposição. Fala com a gente!


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Qual o futuro do carsharing depois da Covid-19?

A mobilidade urbana já era tema em muitas mesas de debate, antes mesmo do mundo enfrentar a pandemia do coronavírus. Serviços como compartilhamento de veículos, que antes eram incentivados para diminuição de veículos e aperfeiçoamento da mobilidade, agora passam a ser vistos com ressalvas no mundo pós-pandemia.

Faça uma reflexão: você dirigiria um carro utilizado por um desconhecido? De acordo com levantamento produzido pela empresa Deloitte, na Bélgica, a desinfecção dos carros será uma das maiores preocupações, tanto de usuários quanto das empresas que fornecem o serviço. Volantes, bancos, maçanetas, manopla de câmbio, tudo isso deverá ser desinfetado e descontaminado de vírus e microrganismos para que clientes sintam-se mais confiantes com esse tipo de serviço.

Aqui pelo Brasil, sabemos que esse tipo de atividade ainda não é muito utilizado, porém, com esse cenário, fica ainda mais difícil saber quando será popularizado. A beepbeep é uma das poucas empresas que ainda operam, mas apenas nas cidades de São Paulo e São José dos Campos.

Qual sua opinião sobre o tema? Teria coragem de utilizar esse tipo de serviço ou ainda não se sente pronto? Conta sua opinião pra gente nos comentários!


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