Sign In
Início do conteúdo
​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Sala de Imprensa​​​​​​

Newsletter​​​​​​

Seguradora Líder promove pesquisa nacional de percepção do Seguro DPVAT em parceria com Datafolha

Publicado em segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Newsletter - 27/08/2018 - 42ª Edição

A Seguradora Líder realizou uma pesquisa nacional para avaliar a percepção da população brasileira sobre o Seguro DPVAT e sobre o comportamento do brasileiro no trânsito. Encomendada ao Instituto DataFolha, o estudo teve como objetivo entender melhor qual é o conhecimento da população sobre Seguro e quais aspectos devem ser reforçados sobre este importante benefício social. Foram entrevistadas 2.606 pessoas, homens e mulheres, pertencentes às classes ABCDE, em todo o Brasil. A amostra é uma representação de cerca de 154 milhões de brasileiros que possuem 18 anos ou mais. O nível de confiabilidade da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. 

Em relação ao Seguro DPVAT, a pesquisa mensurou o grau de conhecimento e opinião da população acerca de temas como conhecimentos gerais sobre o Seguro DPVAT; aspectos sobre o direito à utilização do Seguro e suas coberturas; ciência dos pontos de atendimento autorizados para solicitar o benefício e opinião sobre o valor da Importância Segurada (IS). O estudo revelou que 83% dos entrevistados afirmaram conhecer o Seguro DPVAT. Dentre os aspectos com maior taxa de reconhecimento da população estão suas coberturas e a obrigatoriedade do pagamento. Entre os que mais conhecem o Seguro estão os homens da faixa etária de 25 anos ou mais, moradores da Região Sudeste e condutores de veículos.

Em relação à educação no trânsito, o Datafolha mensurou a percepção dos brasileiros em relação ao comportamento no trânsito. A pesquisa perguntou se a população demonstra ser consciente quanto às situações que podem causar acidentes de trânsito; se as penas devem ser mais duras para quem não respeita as leis de trânsito; e quais infrações aumentaram nos últimos dois anos. Cerca de 78% da população brasileira acredita que o uso do celular ao dirigir provoca acidentes de trânsito; 70% que o consumo de álcool também é responsável pela ocorrência de acidentes; 80% que as penas deveriam ser mais duras e 50% que a fiscalização atual de trânsito é insuficiente.

Para o Diretor-Presidente da Seguradora Líder, Ismar Tôrres, a pesquisa é um importante norteador de ações para ampliar o conhecimento do Seguro DPVAT e reforçar a importância da educação no trânsito. “Conhecer a percepção dos brasileiros sobre o Seguro DPVAT é essencial para que possamos continuar trabalhando para facilitar o acesso e fortalecer esse importante benefício social. Além disso, queremos que nossos dados contribuam para as políticas públicas, apoiando as ações de prevenção de acidentes de trânsito”, afirmou.

Clique aqui e confira alguns dados exclusivos da pesquisa.





​Mais artigos​