Sign In
Início do conteúdo
​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Sala de Imprensa​​​​​​

Newsletter​​​​​​

Três perguntas para Jaime Soares, diretor da Porto Seguro Auto

Publicado em segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Newsletter - 04/11/2019 - 105ª Edição

Entre janeiro e setembro de 2019, o Seguro DPVAT indenizou mais de 9.865 crianças e adolescentes, vítimas de acidentes de trânsito. Deste total, 58,2% eram pedestres e quase 70% ficaram com algum tipo de invalidez permanente. Estatísticas como estas têm mobilizado o poder público, entidades e a sociedade civil para a importância da educação para o trânsito. A Porto Seguro, por exemplo, desde 1998 desenvolve um programa educativo voltado para crianças de 5 a 12 anos, batizado de Cidade Portinho Seguro. Trata-se de um programa itinerante que, tal como o nome sugere, simula, de forma interativa e lúdica, situações cotidianas do trânsito nas cidades, ensinando a importância de respeitar as leis e adotar um bom comportamento ao dirigir. Os motoristas mirins trafegam com veículos elétricos e bicicletas, por um circuito com placas, semáforos, faixa de pedestres e outros elementos que tornam a experiência bastante real. “O projeto também impacta os pais que, ao verem seus próprios filhos interagindo com a Cidade, relembram boas atitudes no trânsito”, diz Jaime Soares, diretor da Porto Seguro Auto e coordenador do projeto. Conheça mais sobre a iniciativa da Porto Seguro, conferindo, abaixo, a entrevista completa:

1 - Em que consiste o projeto Cidade Portinho Seguro e qual a sua abrangência?

A Cidade Portinho Seguro é uma iniciativa do nosso projeto Trânsito+Gentil e, desde 1998, vem orientando crianças sobre a importância das leis de trânsito e do bom comportamento nas vias. O projeto também impacta os pais que, ao verem seus próprios filhos interagindo com a Cidade, relembram boas atitudes no trânsito. Assim, conseguimos alcançar os futuros e os atuais condutores. O projeto já passou por mais de 90 cidades.

2 - Como as crianças se comportam durante as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto?

Todas as atividades do projeto foram desenvolvidas por especialistas para que as crianças consigam aprender ao máximo sobre boas práticas no trânsito. Durante o circuito elas passam pelas seguintes etapas: aula sobre trânsito com apresentação de vídeo educativo; aula prática com carrinhos elétricos; passeio de bicicleta com equipamentos de segurança; colorir os personagens da Cidade Portinho Seguro para fixar os aprendizados e kit com atividades sobre o conteúdo aprendido na minicidade.

3 - É possível medir o resultado dessas ações?

As crianças ganham um kit com vários brindes que ajudam a reforçar o conteúdo aprendido. Estão incluídos um gibi, caderno de atividades, carteira de motorista mirim e um bloco de multa, que ela pode usar sempre que seus pais realizarem uma infração, como usar o celular enquanto dirige, por exemplo, estreitando relações familiares e ajudando os pais a relembrarem as regras de trânsito. A Cidade Portinho Seguro existe há mais de 20 anos e já educou mais de 500 mil crianças.

Trânsito+gentil é uma iniciativa do Porto Seguro Auto para incentivar a gentileza no trânsito das grandes cidades. Com o aplicativo Trânsito+gentil, o condutor mostra seu desempenho no trânsito e, como recompensa, pode receber desconto no seguro e ganhar prêmios. (https://www.transitomaisgentil.com.br/o-app/). E para saber mais sobre o programa Cidade Portinho Seguro, acesse http://www.cidadeportinho.com.br/.



​Mais artigos​