Sign In
Início do conteúdo
​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Sala de Imprensa​​​​​​

Newsletter​​​​​​

Tolerância Zero às Fraudes: Quatro homens são presos pela Polícia Civil de Sergipe acusados de fraudar o Seguro DPVAT

Publicado em segunda-feira, 27 de abril de 2020

Newsletter - 27/04/2020 - 133ª Edição


A Delegacia de Defraudações de Aracaju, em Sergipe, prendeu, na última quinta-feira, dia 23/04, por meio da “Operação Hidra”, quatro homens – um deles um policial militar – acusados de fraudar o Seguro DPVAT. Ainda há um mandado de prisão a ser cumprido. As investigações da atuação da quadrilha começaram a partir de notícia-crime enviada pela Seguradora Líder, que detectou as fraudes em pedidos de indenização por invalidez permanente. O tema foi destaque na Imprensa regional, em veículos como G1, de Sergipe; SE Notícias, InfoNet e F5News.

Os fraudadores agiam em um esquema criminoso captando supostos beneficiários que, em troca de pequenas vantagens, forneciam suas contas bancárias e documentos pessoais para serem fraudados e utilizados na falsificação de Boletins de Ocorrências, laudos do IML, boletins de atendimento hospitalar e comprovantes de residências. Na maioria dos casos, os acidentes de trânsito também eram forjados. Os pedidos de indenização fraudulentos somam cerca de R$ 50 mil e a Seguradora Líder já entrou com um pedido de ressarcimento de danos. Desta forma, a Companhia reitera seu compromisso em combater condutas antiéticas que lesam o Seguro DPVAT e toda a sociedade brasileira.

Atuação da Seguradora Líder

Quando uma fraude é detectada, a Seguradora Líder encaminha uma notícia-crime ou uma representação disciplinar aos órgãos competentes. Nos quatro primeiros meses do ano, as ações proativas da Seguradora Líder já resultaram em 9 sentenças condenatórias, 11 condenados, 28 cancelamentos, suspensões ou cassações de registros em órgãos de classe e 08 prisões no Brasil.

Com o objetivo de atingir um patamar ainda mais alto de eficiência e segurança na detecção e prevenção de fraudes, a Seguradora Líder segue investindo em tecnologia. Em 2019, passou a utilizar o fornecedor SAS, pioneiro no mundo em business inteligence. O sistema conta com machine learning e inteligência artificial que trazem mais benefícios para aumentar a eficácia de prevenção através de modelos matemáticos avançados. Os casos considerados merecedores de apuração mais detalhada são enviados, ainda, para uma equipe que investiga in loco a existência de irregularidades, garantindo que as indenizações sejam pagas aos reais beneficiários do Seguro. De janeiro a março de 2020, já foram identificadas 1.142 fraudes ao Seguro DPVAT, sendo cerca de 60% delas relacionadas à cobertura de invalidez permanente.



​Mais artigos​