Sign In
Início do conteúdo
​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Sala de Imprensa​​​​​​

Newsletter​​​​​​

Retrospectiva 2020: Mais conhecimento sobre o Seguro DPVAT

Publicado em quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Newsletter - 30/12/2020 - 169ª Edição

Com o propósito de levar cada vez mais conhecimento acerca do Seguro DPVAT para toda a população, a Seguradora Líder realizou, no ano de 2020, diversas ações de divulgação nacionais.

De setembro a dezembro, uma ampla campanha de comunicação mostrou como a população pode ter acesso ao seguro, que protege mais de 211 milhões de brasileiros em casos de acidentes de trânsito, tirando dúvidas sobre as coberturas, valores, documentações, prazos para dar entrada e canais de atendimento disponíveis gratuitamente. Todo o material de divulgação foi exibido em diferentes veículos de comunicação e mídias digitais como TVs; rádios; outdoors sociais, disponibilizados nas 10 maiores comunidades de todo o Brasil; busdoors; sites; e redes sociais.

O projeto Siga Protegido foi outro destaque do ano. Com objetivo de ampliar o conhecimento dos internautas não apenas sobre o Seguro DPVAT, mas também conscientizar sobre a importância de um trânsito mais seguro, o projeto tem como premissa analisar as menções e os relatos sobre acidentes de trânsito na rede social Twitter e, quando cabível, abordar os internautas para orientá-los sobre a existência do Seguro do Acidente do Trânsito e como este benefício pode auxiliar vítimas e beneficiários de acidentes. Ao todo, foram mais de 240 mil menções sobre acidentes de trânsito monitoradas durante cerca de três meses e mais de 3 mil contatos com pessoas que noticiaram ter sofrido ou conhecer alguém que sofreu um acidente de trânsito.

No Dia Nacional do Trânsito, celebrado em 25 de setembro, a Seguradora Líder lançou, para consulta pública, o Painel Dados DPVAT, com estatísticas do Seguro sobre os acidentes já indenizados e as projeções até o final de 2020. A área contempla a quantidade dos acidentes registrados no Brasil entre os anos de 2010 e 2020 e o cruzamento desses números por categoria, cobertura indenizada do Seguro DPVAT, região do Brasil e Estado. Os registros de acidentes por faixa etária e por dias da semana também estão disponibilizados nesta área, além do cruzamento dos acidentes de trânsito com a população brasileira. A construção deste painel estatístico teve como objetivo auxiliar na construção de políticas públicas, visando garantir a segurança de motoristas, passageiros e pedestres. Além de conscientizar a população sobre os dados alarmantes do trânsito brasileiro.

Também durante a Semana Nacional de Trânsito, a companhia lançou o Podcast “A Voz do Trânsito”. Disponível nas principais plataformas de streaming (Spotify, Deezer, Google Podcast e Pocket Casts), até o momento já foram disponibilizados sete episódios, com destaque para as entrevistas exclusivas com Alysson Coimbra, Diretor da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (Ammetra), e Roberta Torres, Especialista em Educação, Gestão e Segurança para o Trânsito.

Todas estas ações contribuíram diretamente para o conhecimento da população acerca do Seguro, ampliando os pedidos de indenização recebidos. Somente de setembro para outubro – primeiro mês após as ações terem sido realizadas – os avisos de sinistro cresceram 6%. Enquanto isso, os pedidos recebidos pelo aplicativo Seguro DPVAT tiveram, no mesmo período, aumento de 25%.

Vale reforçar, ainda, que em pesquisa realizada pelo Ibope entre outubro e novembro de 2020, 90% dos brasileiros apontaram o Seguro DPVAT como um benefício importante ou muito importante para a população. Além disso, a pesquisa mostrou que, entre os brasileiros que já recorreram ao Seguro, 52% deram notas 9 ou 10 para a satisfação com o Seguro.



​Mais artigos​