Sign In
Início do conteúdo
​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Sala de Imprensa​​​​​​

Newsletter​​​​​​

Retrospectiva 2020: Dados estatísticos reforçam a importância do Seguro DPVAT

Publicado em quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Newsletter - 30/12/2020 - 169ª Edição

Com o objetivo de dar visibilidade a toda a sociedade sobre os números de indenizações pagas aos acidentados do trânsito brasileiro e, com isso, conscientizar a população e auxiliar na promoção de políticas públicas, a Seguradora Líder disponibilizou, ao longo de 2020, estudos e análises estatísticas que geraram mais de mil matérias jornalísticas.

Neste ano, a companhia produziu recortes estatísticos especiais sobre os motociclistas e pedestres no trânsito e divulgou, pelo segundo ano consecutivo, um levantamento que compara as mortes no trânsito com os crimes de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, a partir dos dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A Seguradora Líder lançou também, em setembro, o Painel Dados DPVAT, com estatísticas que contemplam a quantidade dos acidentes registrados no Brasil entre os anos de 2010 e os projetados até o fim de 2020, cruzando esses números por categoria, cobertura indenizada do Seguro DPVAT, região do Brasil e Estado.

As estatísticas da base do Seguro DPVAT demonstram que, de janeiro de novembro de 2020, mais de 280 mil vítimas e herdeiros foram indenizados em decorrência de acidentes em ruas, estradas e rodovias do país. Deste total, quase 80% das ocorrências envolveram motocicletas. Entre as coberturas mais solicitadas, a indenização por Invalidez Permanente foi a mais requerida pelas vítimas. Mais de 190 mil, ou seja, 67% do total pago no período.

Nos últimos 10 anos (2011 a 2020), o Seguro DPVAT pagou mais de 4,7 milhões de indenizações a vítimas e beneficiários dos acidentes de trânsito no Brasil. Desse total, mais de 450 mil foram para ocorrências envolvendo vítimas fatais, número 25% maior que os mortos na Guerra da Síria.



​Mais artigos​