Sign In
Início do conteúdo
​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Sala de Imprensa​​​​​​

Newsletter​​​​​​

Retrospectiva 2020: números mostram a eficácia no trabalho de prevenção e combate às fraudes contra o Seguro DPVAT

Publicado em quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Newsletter - 30/12/2020 - 169ª Edição

Durante este ano, as ações estratégicas de prevenção e combate às fraudes contra o Seguro DPVAT, implementadas pela Seguradora Líder, contabilizaram resultados expressivos. Somente este ano, foram identificados, pela Companhia, mais de 3.700 pedidos de indenização indevidos, evitando perdas na ordem de R$ 25 milhões de janeiro a novembro de 2020.

Em 2020, 10 matérias foram divulgadas na newsletter Líder Informa, ressaltando a importância das ações proativas realizadas pela Seguradora Líder. Para atingir um patamar ainda mais alto de eficiência e segurança na detecção e prevenção de fraudes, a Seguradora Líder tem investido constantemente em melhorias tecnológicas. Em 2019, passou a utilizar o fornecedor SAS, pioneiro no mundo em business intelligence, cujo sistema conta com machine learning e inteligência artificial, aumentando a eficácia de prevenção através de modelos matemáticos avançados. Os casos considerados merecedores de apuração mais detalhada são enviados, ainda, para uma equipe que investiga in loco a existência de irregularidades, garantindo que as indenizações sejam pagas aos reais beneficiários do Seguro.

Como resultado do intenso trabalho realizado, em setembro deste ano a Seguradora Líder foi convidada para apresentar o case “Novo modelo de Prevenção e Combate à Fraude” durante o evento Fraud Week, promovido pela empresa SAS. O Diretor de TI, Daniel Rosa, e a Superintendente de Prevenção e Combate à Fraude, Mariza Trancho, representaram a Companhia no encontro que abordou soluções, cases e palestras sobre prevenção e combate à fraude.

Vale lembrar, ainda, que quando uma fraude é detectada, a Companhia encaminha uma notícia-crime ou uma representação disciplinar aos órgãos competentes. Neste sentido, duas operações, iniciadas a partir de notícia-crime da Seguradora Líder, ganharam destaque neste ano. A Delegacia de Defraudações de Aracaju, em Sergipe, realizou a “Operação Hidra”, com prisões de membros de uma quadrilha que atuavam em fraudes de pedidos de indenização por invalidez permanente.

A atuação proativa da Seguradora Líder no combate às fraudes também resultou na operação Apate, em Cuiabá, no Mato Grosso. Em outubro, o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) da cidade prendeu sete acusados de fraudes contra o Seguro DPVAT na capital mato-grossense.

E para dar total transparência à população sobre todas as ações realizadas nas áreas de prevenção e combate às fraudes, a Seguradora Líder lançou, em dezembro, o Fraudômetro. Nele, é possível acompanhar a evolução das fraudes identificadas e evitadas, mês a mês, desde janeiro de 2019; o ranking de fraudes detectadas por Estado; os tipos de fraudes mais comuns; e as notícias publicadas sobre a ação combativa da Seguradora Líder. Além disso, são apresentados também dados sobre prisões, sentenças condenatórias, condenados e cassações/suspensões de registros, resultantes das notícias-crime endereçadas pela Companhia aos órgãos competentes.

A companhia também realizou, recentemente, uma nova rodada de treinamento com todas as equipes que atuam na detecção e no combate às fraudes. Com foco na qualificação e atualização, os responsáveis receberam orientações para os casos de suspeita de irregularidades.



​Mais artigos​