Ir para conteúdo principal Ir para menu principal



Seguro DPVAT pagou mais de 4,7 milhões de indenizações nos últimos dez anos

Publicado em terça-feira, 16 de março de 2021

Newsletter - 16/03/2021 - 172ª Edição

Levantamento especial realizado pela Seguradora Líder aponta que, nos últimos dez anos, mais de 4,7 milhões de vítimas e beneficiários foram indenizados pelo Seguro DPVAT em decorrência de lesões ou falecimentos em acidentes ocorridos nas ruas, estradas e rodovias do país. Desse total, quase meio milhão foram para ocorrências envolvendo vítimas fatais.

O consolidado aponta, ainda, que, na linha histórica da última década, as indenizações por invalidez permanente seguem sendo, de forma disparada, as principais pagas às vítimas: mais de 70% do total do período. Os dados são alarmantes, principalmente quando 52% dos que ficaram com alguma sequela permanente em decorrência do acidente foram vítimas entre 18 e 44 anos, ou seja, no auge da vida economicamente ativa.

Ao analisar os dados por tipo de veículo, as motocicletas se mantiveram no topo e foram responsáveis pela maior parte dos pagamentos entre 2011 e 2020: 73,9% do total, ou seja, mais de 3,4 milhões de indenizações pagas para este perfil. Destes, foram mais de 202 mil mortes e 2,7 milhões de vítimas indenizadas por invalidez permanente.

No recorte das regiões brasileiras, o Nordeste apresentou o maior volume de sinistros pagos, com mais de 1,4 milhão de casos (30,9%). O Sudeste aparece em seguida, com mais de 1,3 milhão de indenizações (27,6%). A região com menos indenizações no ano foi a Norte, com pouco mais de 463 mil (9,8%).

Já entre os estados brasileiros com maior volume de indenização pelo Seguro DPVAT estão, no Top 10: São Paulo (mais de 545 mil), Minas Gerais (mais de 514 mil), Ceará (mais de 401 mil), Paraná (mais de 374 mil), Rio Grande do Sul (mais de 324 mil), Santa Catarina (mais de 315 mil), Pernambuco (mais de 256 mil), Goiás (mais de 247 mil), Bahia (mais de 193 mil) e Maranhão (mais de 167 mil).

Responsável pela administração do Seguro DPVAT para acidentes ocorridos até 31/12/2020, a Seguradora Líder mantém, à disposição da sociedade, os dados estatísticos com diversas informações sobre as indenizações pagas para a população, perfil de acidentados, etc. Para saber mais, acesse os Relatórios Anuais da companhia e os Boletins Estatísticos produzidos.



​Mais artigos​



Utilizamos cookies essenciais para a navegação, visando a contínua segurança do site para seus usuários e uma melhor experiência de navegação. Ao utilizar o seguradoralider.com.br, você concorda com os nossos Termos de Uso . Para ter mais informações sobre o compromisso da Companhia com a proteção dos seus dados e com a sua privacidade, acesse a nossa Diretiva de Privacidade e Proteção de Dados .