Sign In
Início do conteúdo
​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Sala de Imprensa​​​​​​

Newsletter​​​​​​

Operação Aleteia: notícias-crime da Seguradora Líder resultam em operação da Polícia Civil para combate a fraudadores do Seguro DPVAT no RS

Publicado em terça-feira, 18 de maio de 2021

Newsletter - 18/05/2021 - 174ª Edição

Na última quarta-feira, 12 de maio, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul realizou uma operação de combate a fraudadores do Seguro DPVAT em municípios do Vale do Taquari e do Vale dos Sinos. Sob o comando do delegado Dinarte Marshal, a Operação Aleteia foi iniciada após o envio de notícias-crime da Seguradora Líder à Polícia, informando sobre a detecção de fraudes contra do Seguro DPVAT. Ao todo, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão.

De acordo com as investigações, a organização agia com informantes dentro de hospitais, em busca de vítimas de acidentes. Os suspeitos adulteravam laudos, fingindo ter uma lesão maior do que a real, com objetivo de receber um valor de indenização mais alto, além de outras fraudes como aliciamento de peritos, falsidade ideológica e registros de ocorrências falsos.

Com o compromisso de combater as condutas antiéticas que lesam tanto o Seguro DPVAT quanto a população, sempre que uma fraude é detectada, a Seguradora Líder encaminha uma notícia-crime ou uma representação disciplinar aos órgãos competentes, visando a punição dos fraudadores. Ao longo de 2020, por exemplo, cerca de 4.000 pedidos de indenização indevidos foram bloqueados pelos sistemas e processos da Companhia, evitando perdas de mais de R$ 27 milhões.

Para garantir um alto patamar de eficiência e segurança na detecção e prevenção de fraudes, a Seguradora Líder investiu em tecnologia de ponta. Em 2019, passou a utilizar o fornecedor SAS, pioneiro no mundo em business inteligence, cujo sistema conta com machine learning e inteligência artificial, aumentando a eficácia de prevenção através de modelos matemáticos avançados. Os casos considerados merecedores de apuração mais detalhada são enviados, ainda, para uma equipe que investiga in loco a existência de irregularidades, garantindo que as indenizações sejam pagas aos reais beneficiários.

Todos os dados sobre o combate às fraudes contra o Seguro DPVAT de acidentes ocorridos até 31/12/2020 (período de responsabilidade da Seguradora Líder) estão disponíveis em um painel de consulta pública disponibilizado aqui: https://seguradoralider.com.br/fraudometro.



​Mais artigos​