Os desafios da área Jurídica da Seguradora Líder foram apresentados no "Encontro Anual com Escritórios", promovido no último dia 16 de abril, no Windsor Guanabara, no Rio de Janeiro. O evento contou com a participação dos escritórios de advocacia responsáveis pela defesa dos casos ajuizados pelos beneficiários do Seguro DPVAT. Os resultados de 2017 e a metodologia para avaliação do trabalho dos prestadores de serviços em 2018 foram alguns dos temas discutidos no encontro.
Já na abertura, o Diretor-Presidente da Seguradora Líder, Ismar Tôrres, destacou os aprimoramentos promovidos na Companhia no último ano, tais como as medidas adotadas para intensificar o combate à fraude e reduzir a judicialização do Seguro DPVAT. “Neste último ano, houve uma reestruturação da área jurídica com o objetivo de suportar e viabilizar a condução e acompanhamento das mais de 400 mil ações judiciais existentes. Somente em 2017, impedimos perdas de R$ 561,4 milhões em ações judiciais ganhas”, detalhou Tôrres.
Dos processos judiciais em andamento, o principal objeto de discussão é a valoração das indenizações de invalidez permanente. "Cerca de 22% dos processos ajuizados em 2017 não tiveram pedido administrativo na Seguradora. Vale sempre lembrar que o pagamento pela via administrativa pode ser efetuado em, no máximo, 30 dias. Já o pagamento por meio de uma ação judicial leva, em média, dois anos", endossa Hélio Bitton, Diretor Jurídico da Seguradora Líder.
O evento também foi o momento para alinhar as expectativas da Seguradora Líder em relação ao trabalho dos prestadores de serviço. "Revisamos, ao longo de 2017, todos os contratos com os prestadores de serviço e fizemos alterações significativas no modelo de avaliação de desempenho dos fornecedores. Em 2018, trabalharemos com indicadores mensuráveis e objetivos para avaliação da performance dos escritórios, objetivando a eficiência cada vez maior de nosso trabalho", finalizou Bitton.